• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Novos Certificados de Aforro com taxas de 5%

Segundo dados conhecidos em Agosto, a subscrição de certificados de aforro atingiu os 191 milhões de euros. Conheçamos então os novos certificados de aforro e as suas mais-valias.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Investimentos mais rentáveis: saiba onde o seu dinheiro vale mais!

Investimentos mais rentáveis: saiba onde o seu dinheiro vale mais!

Compare os Investimentos com as taxas mais competitivas do mercado!

SIMULAR

Novos Certificados de Aforro

Novos Certificados de Aforro com taxas de 5%
  • Juros de 5% tornam os novos certificados de aforro bastante atrativos.
Os certificados de aforro são um produto conhecido de todos os portugueses, mas o Governo quis reforçar ainda mais a rentabilidade e atratividade deste produto e lançou um novo produto, direcionado a novos mercados.

Em termos de liquidez, os certificados de aforro tradicionais são um produto altamente rentável, garantindo maior liquidez do que as tradicionais contas poupança. Atualmente, os certificados de aforro oferecem uma rentabilidade de 2,26%.

No entanto, por forma a incrementar a procura deste produto, o Governo lançou um novo produto, os Certificados de Aforro Poupança Mais, um produto a 5 anos que lhe oferece taxas crescentes a partir do primeiro ano.

Venha conhecer os novos Certificados de Aforro


Novos certificados de aforro

O Governo lançou novos certificados de aforro que, diferem dos já existentes, pelas taxas de juro mais elevadas que podem chegar, no quinto ano de subscrição, aos 5%.

Desde dia 31 de Outubro que os novos certificados de aforro podem ser subscritos, garantindo o acesso dos contribuintes particulares à dívida pública, garantem uma taxa garantida e podem ter um prémio adicional nos últimos dois anos, de acordo com o crescimento do PIB nacional. Só para ter uma noção, este prémio pode rondar os 80% da taxa de crescimento.

Taxas oferecidas


Os novos certificados de aforro oferecem taxas bastante atrativas e crescentes. 

Senão vejamos:

  • 1º ano: 2,75%
  • 2º ano: 3,75%
  • 3º ano: 4,75%
  • 4 e 5 º ano: 5%

Estes novos certificados de aforro lançados pelo Governo apresentam uma rentabilidade bem acima da média do oferecido por qualquer banco que oferecem cerca de 2% de rentabilidade.

Um novo produto, a mesma característica


Os certificados de aforro podem ser comprados pelo preço unitário de 1€, mas para ter acesso a este novo produto, deverá comprar, no mínimo 1000 unidades. Para o fazer, deverá contactar uma Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública.

Além disso, estes novos certificados de aforro direcionam-se para investidores com menos liquidez, alargando-se assim o número de investidores particulares, garantindo assim o financiamento do Estado.

Apesar de ser um produto com prazo de 5 anos, poderão ser mobilizados capitais a partir do primeiro ano e depois podem resgatados quaisquer montantes, perdendo o total de juros, desde o último vencimento até ao resgate.

Impostos

Os juros e remunerações dos novos certificados de aforro estão sujeitos a IRS, sendo a sua retenção feita na fonte, à data do vencimento dos juros. Atualmente, essa taxa está nos 28%.

Vale a pena transferir?
Se já tem certificados de aforro ou do tesouro, poderá questionar-se se valerá a pena transferir estes para os novos certificados de aforro. Segundo a Deco, quem tiver Certificados do Tesouro não deverá transferi-los. No entanto, se possuir os tradicionais certificados de aforro a transferência poderá ser compensatória, mas desde que tenha a certeza de que irá manter a aplicação por mais de 2 anos. 

A saber: Os novos certificados de aforro são mais rentáveis e têm taxas fixas, ao contrário dos tradicionais certificados de aforro que têm taxa variável e dependente da Euribor. Além disso, os certificados de aforro têm um prémio de 2,75%, mas também este valor poderá descer a partir de 2016.

Leia também:
Maria Garcês
novos Certificados de Aforro - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 19 days 4 months 3 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt