• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Aposte no nicho de mercado certo

A aposta na qualidade e na especialização é a premissa principal. O mercado não quer mais do mesmo, quer diferença.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Simulação das melhores taxas para Crédito Pessoal!

Simulação das melhores taxas para Crédito Pessoal!

Em menos de 1 minuto, gratuito e sem compromisso.

12
96

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com e pelos nossos Parceiros
SIMULAR

Negócios rentáveis: Como ganhar dinheiro

Aposte no nicho de mercado certo
  • Se tiver alguma dúvida ou sugestão envie-nos um email para info@meuportalfinanceiro.pt.

O que são negócios rentáveis?

 

Um negócio rentável é sempre algo que começa com uma pequena dimensão e baixo investimento, mas com possibilidades de expansão. À medida que a empresa for crescendo, assente em valores éticos bem cimentados, deverá ir investido os lucros em novas áreas de negócio ou na expansão da empresa para além-fronteiras.

 

Lembre-se, contudo, que todas as grandes empresas nasceram de uma ideia e, portanto, a sua poderá ser tão boa como a de qualquer outra pessoa. Acredite em si e trabalhe afincadamente no seu negócio, só assim ele poderá vingar. Não deixe nas mãos de outros a responsabilidade de fazer crescer e desenvolver o seu negócio. A responsabilidade é inteiramente sua.

A melhor maneira de prever o futuro, é criá-lo. 

Apesar disso, há que se rodear das pessoas que considera mais adequadas a cada cargo e, lembre-se, que o dinheiro não é tudo e é bastante complicado fazer face a países como a China, de mão-de-obra intensiva, e portanto nunca deverá apostar em produtos ou serviços que façam uso de mão-de-obra barata pois isso irá ser uma desvantagem.  Muito se fala, hoje em dia, em empreendedorismo e na capacidade que termos de criar o nosso próprio posto de trabalho. No entanto, numa altura em que o país atravessa uma crise económica e financeira sem memória, há que catalogar bem as ideias empreendedoras e ter a certeza que o negócio que queremos criar é sustentável e rentável.

 

Uma empresa rentável é sempre sustentável

 

De salientar que ambos os conceitos não estão interligados, mas uma empresa sustentável é sempre rentável – permanecendo no tempo num horizonte temporal de mais de 10 anos – e uma empresa rentável não tem, necessariamente, que ser sustentável – gerando lucros ocasionalmente.

 

Assim, é premente que se estabeleçam prioridades e se saiba onde se quer, efetivamente, apostar. Antes de mais, descobrir o nicho de mercado que queremos abordar é imperativo.

 

Como começar o meu negócio?


O passo seguinte passa pela ideia de negócio que queremos criar. Mas a ideia de nada serve se não tiver um plano de negócios extremamente rigoroso e estruturado. Este plano de negócios é fundamental para conseguir um financiamento, mas também para o ajudar a gerir a empresa que está prestes a criar. Note que um bom plano de negócios deve incluir um sumário de todo o projeto, um objectivo, a identificação dos factores-chave para o projeto ser bem-sucedido e análises de mercado e financeiras que garantam a sustentabilidade da ideia que está a desenvolver. No site do IAPMEI pode ter acesso a um guia para desenvolver um bom plano de negócio. Aproveite-o.

Saiba aqui todos os passos para a criação de uma empresa »

 

Mas em que negócios rentáveis devo investir?

 

Existem muitos negócios a morrer, em Portugal e no Mundo. No entanto, pelo novo paradigma de vida das pessoas e pelas necessidades que agora estão a ser criadas, existem muitos outros que começam a despontar. Obviamente que não é possível fazer uma previsão precisa dos negócios que poderão ser rentáveis, mas existem algumas dicas de áreas que começam a ser lucrativas.

 

  • Saúde e Bem-Estar: O Ser Humano está cada vez mais preocupado com a sua saúde e com o seu aspecto físico, levando à letra a máxima de Corpo São em Mente Sã. Negócios que privilegiem esta vertente são já bastante atrativos. Estética, Massagens, SPA’s e Estâncias Termais, Atividades Físicas e especializadas, são já uma oportunidade. E se não quiser entrar sozinho no mercado, nada melhor do que agarrar uma das dezenas de ideias de negócio já testadas pelo Franchising. São inúmeras as marcas e conceitos de negócio que poderão responder às suas necessidades e dar-lhe o aporte técnico necessário para iniciar o seu negócio o mais rapidamente possível e com um acompanhamento mais personalizado. No site Franchising.pt poderá ter uma lista de todas as franquias existentes. Pesquise, pergunte e analise cada proposta. Quem sabe não estará aqui a sua oportunidade de futuro?

 

  • Agricultura de nicho: O setor primário começa a ser apontado como um negócio de futuro. Abrindo mão das tradicionais técnicas agrícolas e apostando em produtos de nicho e técnicas arrojadas e inovadoras, poderá criar um negócio bem atrativo do ponto de vista da rentabilidade. Os produtos gourmet são um exemplo daquilo que começa a ser interessante na agricultura, mas existem ainda outros produtos que são bastante rentáveis em Portugal porque o nosso clima faz com que eles se desenvolvam primeiro cá do que em qualquer outra parte da europa. Temos o caso concreto do mirtilo, com grande expansão em Sever do Vouga. Este é um produto de extrema rentabilidade e sustentabilidade, quando bem aproveitado e trabalhado na medida em que os mercados do norte da Europa são grandes consumidores e a sua produção não responde às necessidades desse mercado. Este é um setor que terá que ser alvo de uma grande pesquisa e estudos de mercado para que possa investir naquilo que existem em pouca quantidade. Os produtos tradicionais – compotas, enchidos e fumeiro, entre outros - são também bastante apreciados, mas não se esqueça que a qualidade é a tônica principal.

 

  • Luxo: As classes médias são aquelas que mais sentem com a crise, mas os artigos de luxo continuam a ter bastante procura. Se a sua ideia consiste em criar artigos únicos e de grande valor patrimonial, está no caminho certo. Com um bom plano de marketing e um boa divulgação, poderá fazer o seu negócio singrar.

 

  • Apoio à Velhice: A sociedade está a envelhecer e, hoje, as famílias estão mais desagregadas. Os negócios que se baseiem no apoio à terceira idade poderão ser bastante sustentáveis e rentáveis. Valências de Apoio Domiciliário e Lar poderão ser boas apostas. No entanto, lembre-se que velhice já não é sinónimo de perda de qualidade de vida e os idosos devem ser tratados com a máxima dignidade. Além disso, ir para um Lar também já não significa ser abandonado. Uma destas valências que aposte em serviços diferenciados e de qualidade podem significar um futuro sustentável.

 

  • Energia: Hoje em dia, o futuro passa pela eficiência e pela utilização e produção de energias limpas e sustentáveis. Se tiver capacidade de investimento, aposte em centrais de biomassa – já que a matéria-prima é toda aquela que é desaproveitada por todos e se pode encontrar na floresta – e em centrais de painéis fotovoltaicos – utilizando o sol que nos banha em quase todos os dias do ano. A produção de eletricidade pode ser uma grande fonte de rendimento.

 

Estes são apenas alguns exemplos de áreas que começam a ser fundamentais para o desenvolvimento do nosso país. Mas antes de apostar em qualquer negócio, informe-se e tente retirar o máximo de informação sobre o mercado onde pretende investir. Se conhecer as necessidades, os pontos fortes e os pontos fracos, mais facilmente conseguirá criar uma empresa rentável e esse é o seu principal objetivo.

 

Informe-se também das opções de crédito para empreendedores. »

 

Leia também:

Atividades agrícolas: Negócios rentáveis? »

Negócios rentáveis a partir de casa »

Maria Garcês
negócios rentáveis: Como ganhar dinheiro - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 27 days 8 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt