• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Analise todas as opções do mercado

As instituições de crédito exigem um seguro de vida e, à partida, propõem-lhe a sua apólice ao balcão mediante redução no “spread”.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Encontre as melhores soluções do mercado em  Seguros!

Encontre as melhores soluções do mercado em Seguros!

Rápido » 100% gratuito » Sem compromisso »

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com e pelos nossos Parceiros
SIMULAR

Negociar o seguro de vida ao comprar casa

Analise todas as opções do mercado

Se tem um crédito à habitação e pretende garantir apoio financeiro suplementar à família, caso venha a falecer ou fique impossibilitado de trabalhar, terá de analisar as opções existentes no mercado e optar pela mais barata.

Para conceder o crédito da casa, todas as instituições de crédito exigem um seguro de vida como garantia. A maioria das instituições bancárias actualiza-o uma vez por ano. Quando a apólice é contratada numa seguradora, é o cliente que deve solicitar a actualização anual.

Em caso de morte ou invalidez, a dívida é saldada sem execução da hipoteca. A apólice pode ser contratada por qualquer seguradora, mas se for por intermédio do banco beneficia da redução do “spread”. A DECO / Proteste revela algumas dicas que o podem ajudar a negociar melhor.

Existem exclusões comuns a todas as seguradoras como é o caso das mortes ou invalidez por suicídio (no primeiro ano de contrato). Nestes casos não são pagas as indemnizações, assim como no consumo estupefacientes ou álcool, acidentes de aviação não comercial, participação em actos criminosos. Acidentes por guerra ou perturbações da ordem pública também ficam excluídos.

Além da cobertura de morte, pode contratar seguros de vida por invalidez total e permanente (ITP) ou invalidez absoluta e definitiva (IAD).

Seguro de vida para acautelar futuro

As seguradoras têm produtos específicos para crédito à habitação, sendo que o prémio é fixado mediante a idade e o capital das pessoas. Com o aumento da probabilidade de o segurado com mais idade falecer, os prémios também vão encarecendo.

Opte por um seguro de vida temporário anual e renovável automaticamente por iguais períodos até que uma das partes, seguradora ou segurado, resolva terminá-lo.Normalmente o crédito à habitação é feito por dois titulares, a DECO aconselha que o opte por um seguro de vida a “dois” pela totalidade do capital em dívida. A seguradora paga a indemnização se um dos dois morrer ou ficar inválido.

Casos há em que o consumidor prefere acautelar e proteger a sua família se contrair uma doença ou sofrer um acidente que o impeça de assegurar os rendimentos do clã. Para tal será conveniente contratar um seguro com capital constante por 5, 10 ou 20 anos. Se preencher o nome dos filhos, em caso de morte, estes não têm de fazer a habilitação de herdeiros.

Para saber o que a sua família precisaria em caso de fatalidade, a DECO ajuda-o a fazer alguns cálculos básicos. Faça a soma das despesas que deixariam de existir com o falecimento, junte as fontes de receita adicionais, como pensões de sobrevivência. Retire os rendimentos que desaparecem com a morte do segurado, como o salário deste, e as despesas que o agregado mantém (educação, alimentação, estudos, transportes). Multiplique o resultado pelo período a segurar e acrescente uma margem de 3% anuais para a inflação.

Desde 2009 que as seguradoras são obrigadas a actualizar o capital seguro da apólice de vida, essencial para garantir o crédito da casa, na mesma periodicidade à da amortização da dívida. Quanto mais próximo estiver de pagar as últimas prestações do empréstimo, maior será a redução.

Maria Garcês
negociar o seguro de vida ao comprar casa - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 11 days 5 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Melhor resposta:

Anónimo

AnónimoResposta há 29 days 1 months 3 years

ola.tenho uma duvida.comprei casa sozinha por isso fiz um seguro de vida ataves do banco sozinha-Se morrer quem fica com a casa?nao tenho filhos nem marido.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (1)

Anónimo

AnónimoResposta há 29 days 1 months 3 years

ola.tenho uma duvida.comprei casa sozinha por isso fiz um seguro de vida ataves do banco sozinha-Se morrer quem fica com a casa?nao tenho filhos nem marido.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt