• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Como tirar partido da concorrência nestes mercados

Com o fim das tarifas reguladas, os consumidores têm duas opções: ou se mantêm no mesmo regime regulado (disponível apenas até ao final de 2015) pagando a chamada tarifa transitória, ou então, escolhem um novo prestador de serviço. 

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Poupança que pode chegar aos 60% mensalmente!

Poupança que pode chegar aos 60% mensalmente!

Em menos de 1 minuto » Simulações 100% grátis » Sem compromisso

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.pt e pelos nossos Parceiros
Quero poupar!

Mercado livre no gás e na electricidade

Como tirar partido da concorrência nestes mercados

Para quem optar por se manter no mesmo regime, o serviço não será suspenso, apenas terá a desvantagem de ver a sua factura revista de três em três meses. Por forma a incentivar a mudança, prevê-se que os preços da tarifa transitória sejam tendencialmente mais elevados. Em ambas as situações deve analisar comparativamente os serviços de forma a planificar o seu orçamento familiar.

 

De qualquer maneira, também no mercado livre a tendência é de subida. A diferença é que a revisão de tarifa será feita num período de tempo negociado com o seu prestador de serviço, e não de três em três meses como acontece no regime “tradicional”.

 

Dependendo do seu perfil de consumo poderá ser vantajoso transitar já para um operador de mercado livre. De qualquer forma, não descure uma simulação, disponível no site da Deco e da ERSE. A verdade no entanto é que os operadores em regime livre estão com “promoções” para novas adesões que devem ser consideradas.

 

Por outro lado, saiba também que as empresas fazem preços mais acessíveis na contratualização de “pacotes” de serviços, ou seja, electricidade e gás na mesma factura. A EDP e a Galp têm descontos entres os 5% e 10% do valor total. Um valor que pode considerar no seu orçamento familiar.

 

De recordar também que a tarifa social manter-se-á. Continuará a ser feito um desconto tanto sobre a tarifa transitória como na tarifa regulada aos consumidores que tenham um orçamento familiar mais reduzido.

 

Como fazer a alteração?

Consulte a lista de comercializadores em www.erse.pt Na electricidade, as empresas mais activas são a EDP, Galp Energia e Endesa. No gás são Gas Natural Fenosa e Goldenergy. Analisados os fornecedores, analise cuidadosamente os preços, condições e prazos de pagamento assim como promoções de adesão ou outras variáveis. Não precisa substituir o contador, a menos que o solicite. Tanto a ERSE como Deco disponibilizam simuladores de preços que podem fazer diferença no seu orçamento familiar. A mudança não interfere no abastecimento, pelo que no máximo em três semanas terá o serviço no fornecedor escolhido.

 

 

 

Maria Garcês
mercado livre no gás e na electricidade - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 10 days 5 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Melhor resposta:

Anónimo

AnónimoResposta há 12 days 11 months 2 years

A V/EX, muito obrigado pelas boas festas que retribuí-mos com muita humildade e carinho pelos serviços que nos estão sendo
prestados.
Eis a razão deste meu reparo, é que entre Caxias e Cascais, já existe muita gente a usar a GoldEnergy e se não é por mal que poção tomar, sugiro ma abertura mais aos possuidores da V/Companhia de gaz qua já compensa uma operadora de porta aberta no Centro Comercial de Oeiras Parque, precinto que até mais cli4ntes entrariam sem sequer se chegar a fazer publicidade, isto é só a monha opinião, uma vez que está completamente cheio diariamente aquele centro comercial. e lojas não será a intromissão " suponho "
Deixei aqui a minha sugestão com a opinião, espero ver a GoldEnergy em Oeiras, reria o polo de encontro de toda a sociedade de todo o tipo de de pessoas que já visitam o Oeiras Parque de toda a Lisboa e arredores como de Cascais. Em suma ....
De V/Ex. muito obrigado pele atenção prestada e com muita humildade me despeço prorrogando um ano de 2014.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (2)

Anónimo

AnónimoResposta há 12 days 11 months 2 years

Peço desculpas de alguns erros, mas é que não sei onde coloquei os meus óculos e estou a digitar sem nada, só por tato..
Eis a deste meu novo rascunho. Muito obrigado pela a V/Ex.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt