• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Sair da lista negra do Banco de Portugal

Ter o nome na lista negra do Banco de Portugal apetece a ninguém. Mas quando lá se está o que importa é sair rapidamente. Saiba como.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Simulação das melhores taxas para Crédito Pessoal!

Simulação das melhores taxas para Crédito Pessoal!

Em menos de 1 minuto, gratuito e sem compromisso.

11
120

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com
SIMULAR

A melhor forma para sair da lista negra do banco de portugal

Sair da lista negra do Banco de Portugal
  • A lista negra do Banco de Portugal
  • Como sair da lista negra
Ter o nome na lista negra do Banco de Portugal não apetece a ninguém. No entanto, as dificuldades em pagar os créditos faz com que muitas vezes se entre em incumprimento e o nome acaba, inevitavelmente, por entrar nesta lista. Quem o transmite ao Banco de Portugal é a instituição financeira.

O nome técnico da lista negra é "Central de Responsabilidades de Crédito" (CRC) do Banco de Portugal. Podem aceder a esta lista todos os bancos com o objetivo de consultar se o Cliente que "têm à frente" tem alguma responsabilidade não cumprida noutra instituição financeira.

Por exemplo, aquando do pedido de abertura de conta, todos os bancos fazem uma consulta à CRC. Se o potencial Cliente tiver alguma dívida em incumprimento, muitos acabam por não abrir conta. O mesmo se passa com pedidos de outros créditos, cartões de crédito e demais produtos financeiros.

  • A CRC reúne a informação de todos os créditos concedidos acima de 50 Euros
  • A CRC distingue entre informação positiva e negativa. Ou seja, mesmo quem tem créditos e os pague a tempo e horas tem o seu nome na CRC, neste caso pela positiva

O que fazer para deixar de ter o nome na lista negra?


Existem duas formas de deixar de ter o nome na lista:


Só depois de se liquidar o valor em atraso ou de se renegociar a dívida com a instituição financeira é que esta comunica ao Banco de Portugal que a situação ficou regularizada, passando a situação de negativa para positiva.

  • É possível consultar a CRC através do website do Banco de Portugal
  • A informação transmitida tem periodicidade mensal

Naturalmente que as instituições financeiras procuram sempre que os seus Clientes cumpram as responsabilidades. Ter um Cliente em incumprimento não é desejo do banco. Um Cliente que procure renegociar com a instituição financeira os seus créditos é sempre "bem visto", sobretudo se a alternativa é entrar em incumprimento.

Em destaque
Maria Garcês
a melhor forma para sair da lista negra do banco de portugal - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 17 days 5 months 3 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt