• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Taxa de IRS superior para vencimentos mais altos

A aprovação do Orçamento de Estado para 2014 prevê a manutenção da taxa de solidariedade para vencimentos mais altos no IRS de 2014.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Simulação das melhores taxas para Crédito Pessoal!

Simulação das melhores taxas para Crédito Pessoal!

Em menos de 1 minuto, gratuito e sem compromisso.

12
96

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com e pelos nossos Parceiros
SIMULAR

Taxa de solidariedade mantém-se em 2014

Taxa de IRS superior para vencimentos mais altos
  • A chamada Medida Robim dos Bosques continua a dar que falar.

Taxa de Solidariedade em 2014


Mais uma vez, o Governo quer garantir que a taxa de solidariedade em IRS se mantem em 2014, para rendimentos superiores a 80 mil euros por ano.

De acordo com o Ministério das Finanças, as taxas de solidariedade de IRS, de 2.5% e 5% para rendimentos superiores a 80 mil euros, para o primeiro caso, e 250 mil para a segunda taxa, serão mantidas em 2014 e, para que tal não seja esquecido, a medida faz parte do próprio Orçamento de Estado para o próximo ano, reforçando o carácter permanente da medida.

Muitos são aqueles que entenderam que a taxa de solidariedade era, apenas, uma medida transitória, mas a verdade é que o Governo entende que esta, e outras medidas relativas ao IRS, fazem parte de um grupo de medidas definitivas e essenciais para fazer cumprir o acordo com a Troika.

No entanto, em 2012, a aprovação desta medida deveu-se ao facto de a mesma ter sido considerada provisória e vigente apenas nas declarações de IRS de 2012 e 2013, sendo que a mesma não seria aplicada no IRS dos anos seguintes.

Apesar de todas as dúvidas e polémicas, a verdade é que a taxa de solidariedade que implica que os contribuintes com rendimentos mais altos sejam taxados adicionalmente, manter-se-á para 2014.

Sobretaxa na Europa


A legislação que prevê que os mais ricos paguem a crise estende-se já à Europa e, no caso concreto de França, o Orçamento de Estado para 2014 prevê uma taxa especial de 75% a aplicar a empresas que com trabalhadores com vencimentos anuais de mais de um milhão de euros.

A primeira proposta previa que este imposto fosse aplicado diretamente aos vencimentos, em sede de IRS, mas foi chumbada. Agora, cabe às empresas decidirem se o imposto aplicado é ou não retirado do vencimento dos trabalhadores, mas a verdade é que serão as empresas a arcar com os custos desta subida de impostos.

Leia também: 
Maria Garcês
taxa de solidariedade mantém-se em 2014 - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 27 days 8 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt