• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Vamos ter de pagar comissões pelos levantamentos no multibanco?

As medidas recentes do BCE que irão aumentar os custos aos Bancos poderão ser traduzidas no aumento das comissões cobradas aos seus clientes

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Simulação das melhores taxas para Crédito Pessoal!

Simulação das melhores taxas para Crédito Pessoal!

Em menos de 1 minuto, gratuito e sem compromisso.

12
96

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com e pelos nossos Parceiros
SIMULAR

Irão as comissões bancárias voltar a aumentar?

Vamos ter de pagar comissões pelos levantamentos no multibanco?
  • Bancos terão de pagar para depositar dinheiro no BCE
  • Comissões poderão aumentar
  • Alternativas para evitar subidas de comissões
Temos acompanhado as notícias que apontam para a queda generalizada dos preços (vulgarmente conhecida como deflação) em alguns países da Zona Euro e no risco desse movimento se estender a outros países. A acontecer, estamos perante um grande risco económico que já fez o Banco Central Europeu (BCE) tomar medidas.

Bancos terão de pagar para depositar dinheiro no BCE


Uma decisão inédita em todo o mundo. Os bancos terão de pagar 0,10% ao ano para emprestar o seu dinheiro ao Banco Central Europeu. Não sendo um valor muito expressivo, não deixa de ser um custo que irá ter um impacto imediato na rentabilidade e nas contas dos bancos por toda a Zona Euro.

O que irão os bancos fazer?


Em entrevista recente, o anterior ministro Teixeira dos Santos vem falar do risco real de os bancos tentarem repercutir nos seus clientes o aumento de custos que resulta desta medida. Na prática, tal poderá suceder com o aumento das taxas de juro cobradas aos seus clientes (apesar da taxa média estar em sentido descendente) ou com o aumento das comissões.

Como podem ser aumentadas as comissões?


Os bancos têm um espaço enorme para o aumento das comissões cobradas aos seus clientes. Na prática, quando abre uma conta à ordem assina um papel em que aceita que as comissões que lhe são cobradas são as publicadas diariamente no site oficial do banco. Ou seja, a instituição financeira tem toda a facilidade em aumentar as comissões que lhe cobra.

Uma outra medida pode passar pelo ressuscitar da ideia de cobrança de comissões pelos levantamentos em multibanco (de notar que somos dos únicos países na Europa onde isso ainda não acontece).

Como evitar pagar comissões bancárias?


Não tendo uma fidelização a um banco por meio de um crédito habitação é possível negociar e encontrar bancos que não lhe cobram estas comissões (nomeadamente os bancos com presença maioritariamente na internet). Outras alternativas passam por negociar com o seu banco, por ver algumas vantagens da domiciliação do seu vencimento ou eventuais protocolos que o seu empregador tenha com alguma instituição financeira.

Leia também
Maria Garcês
irão as comissões bancárias voltar a aumentar? - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 11 days 5 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt