• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Famílias exigem rastreios médicos mais rígidos

Foi em Viseu, junto à Segurança Social, que ontem cerca de 50 ex-trabalhadores da Empresa Nacional de Urânio (ENU) se concentraram para reclamar indemnizações às famílias de trabalhadores que faleceram vítimas de doenças decorrentes do trabalho nas minas, assim como melhores rastreios médicos.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Seguro Automóvel à medida do seu carro...e do seu bolso!

Seguro Automóvel à medida do seu carro...e do seu bolso!

Compare os melhores LowCost de Luxo. Grátis e sem compromisso.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com e pelos nossos Parceiros
SIMULAR

Indemnizações aos mineiros

Famílias exigem rastreios médicos mais rígidos

 

Segundo António Minhoto, presidente da Associação dos Ex-Trabalhadores das Minas de Urânio é necessário cumprir o estipulado já numa lei aprovada pela Assembleia da República que obriga à realização de exames médicos aos ex-trabalhadores e familiares.

O presidente denuncia ainda que esta lei está em vigor desde 2007 de forma a verificar a existência de doenças decorrentes dos longos anos de trabalho com urânio e de mil ex-trabalhadores, apenas 18 foram sujeitos a esse rastreio.

Esta é uma luta que já vem de 1991, altura em que ocorreram os primeiros despedimentos e continua até aos dias de hoje e mais propriamente até 2001, altura em que encerraram as minas devido ao fecho de stocks e armazéns.

O problema é que a lei está definida, de facto, foi aprovada no entanto não está a ser cumprida. A luta agora é que seja elaborado um projecto de lei que determine o pagamento das indemnizações aos familiares dos ex-colaboradores.

De acordo com dados da Associação, deverão existir mais de 150 casos de morte ou doenças graves devido ao trabalho nas minas.

Numa altura de eleições, cerca de 50 ex-trabalhadores da ENU, acompanhados por representantes da CDU e Bloco de Esquerda, juntaram-se ontem à porta da Segurança Social em Viseu para reclamar o pagamento das indemnizações aos familiares dos trabalhadores que faleceram vítimas de "doenças das minas", assim como exigir melhores rastreios médicos. 

 

Maria Garcês
indemnizações aos mineiros - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 27 days 11 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt