• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

A maneira mais eficaz de proteger a sua casa.

Saiba as respostas que sempre procurou sobre os seguros de habitação.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Encontre as melhores soluções do mercado em  Seguros!

Encontre as melhores soluções do mercado em Seguros!

Rápido » 100% gratuito » Sem compromisso »

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com e pelos nossos Parceiros
SIMULAR

Guia Prático do Seguro Habitação

A maneira mais eficaz de proteger a sua casa.

Porquê fazer um seguro de habitação?

Tanto os bens imóveis como móveis estão sujeitos a danos e no caso de possuir um seguro habitação não terá que suportar as despesas de reparação.

 

Quais as coberturas do seguro obrigatório?

O seguro de incêndio é obrigatório para os edifícios em regime de propriedade horizontal, tanto para a cobertura das fracções autónomas, como das partes comuns. O contrato ainda cobre os danos causados por combater o incêndio, fumo, calor ou vapor, queda de raio, explosão, remoção, destruição feitas aquando o salvamento.

 

Como deve ser fixado o Capital Seguro?

O Valor do Capital Seguro para edifícios deverá corresponder ao custo de mercado da respectiva reconstrução, tendo em conta outros factores que possam influenciar esse custo. O valor do terreno não entra em consideração, todavia os restantes elementos e o valor das partes comuns devem ser incluídos. O Valor do Capital Seguro de mobiliário ou recheio deverá corresponder ao custo da substituição dos bens pelo seu valor em novo. Ou seja, deverá fazer uma actualização periódica do valor de cada um dos bens.

 

O preço é igual em todas as seguradoras?

O preço praticado pelas várias seguradoras pode ser diferente, mesmo tratando-se do seguro obrigatório de incêndio. O preço aplicado é influenciado pela antiguidade do edifício, a zona de residência, a corporação de bombeiros, etc. Quanto aos fenómenos sísmicos, o valor depende da zona geográfica, isto é, se ela é considerada de risco ou não. Quem tiver protecção contra roubo, paga menos prémio quanto a cobertura furto ou roubo do que uma pessoa que não tem nenhum sistema de segurança e/ou sendo uma casa com pouca utilização (casa de férias, por exemplo).

 

Quais são as obrigações da seguradora?

 A seguradora tem que averiguar e fazer as peritagens necessárias aquando do sinistro e avaliar os danos causados com prontidão e zelo. A indemnização deve ser paga logo após a conclusão das averiguações e peritagens. No caso de ter decorrido 45 dias e a seguradora não ter efectuado as conclusões da investigação e peritagem por causa não justificada ou que lhe seja imputável, então deverá pagar juros de indemnização à taxa legal em vigor.

 

Os bancos podem exigir a contratação de um seguro multi-riscos habitação para concederem um crédito à habitação?

Cada vez mais se assiste à associação de seguros aos contratos de crédito à habitação. O banco exige muitas vezes a celebração de um seguro de vida como condição para o acesso ao crédito habitação. Agora, também começa a ser comum a exigência de um seguro de multi-riscos habitação, sendo que os bancos não exigem seguros obrigatórios, mas antes, o de habitação de forma a terem uma garantia do pagamento e da integridade do património.

 

No caso de cessação do contrato antes da data de fim prevista, o segurado tem direito a receber parte do prémio remanescente?

Salvo indicação em contrário, sim tem direito, sendo este prémio calculado proporcionalmente ao período de tempo que decorreria da data da cessação até ao fim do contrato.

Maria Garcês
guia Prático do Seguro Habitação - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 4 days 5 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt