• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

7 passos para escolher o seu depósito a prazo

Escolher um depósito a prazo, de entre as dezenas de ofertas existentes no mercado, pode ser tarefa complicada. Mas com algum método tudo se consegue!

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Investimentos mais rentáveis: saiba onde o seu dinheiro vale mais!

Investimentos mais rentáveis: saiba onde o seu dinheiro vale mais!

Compare os Investimentos com as taxas mais competitivas do mercado!

SIMULAR

Guia passo a passo para escolher o seu depósito a prazo

7 passos para escolher o seu depósito a prazo
  • Os principais aspetos a considerar na escolha de um depósito a prazo
  • As perguntas que deve fazer
As opções disponíveis para aplicarmos o nosso dinheiro são inúmeras e aumentam todos os meses. Para as analisarmos ao detalhe precisamos de tempo, paciência e por vezes conhecimentos aprofundados.

Siga 7 passos muito simples, faça as perguntas certas, e escolha o melhor depósito a prazo para si.

1. Risco


  • Já investiu em ações? Perante uma queda do seu valor fica logo preocupado?
  • Ou prefere que o seu dinheiro aumente, sem sobressaltos, continuamente?

Duas simples perguntas que deve para avaliar se é adepto de mais ou menos risco. Se perceber que privilegia a estabilidade ao risco, então sem dúvida que o depósito a prazo é a opção. Qualquer depósito a prazo apresenta um risco muito baixo e está garantido pelo Estado até ao montante de 100.000 Euros. 

2. Prazo


  • Quanto tempo é que posso estar sem utilizar este dinheiro?
  • Existe alguma hipótese de vir a precisar dele no curto, médio ou longo prazo?

Se surgir alguma dúvida a opção por um prazo mais curto será a melhor. Vale mais a pena obter alguma remuneração do que investir num depósito a prazo que penalize os juros em caso de mobilização antecipada. Vigora aqui a velha máxima de que "mais vale um pássaro na mão do que dois a voar". 

3. Rendibilidade


  • Posso "perder algum tempo" para obter uma rendibilidade maior?
  • Privilegio a rendibilidade a aspetos como o serviço ou relação de proximidade?

Em muitos casos os depósitos mais rentáveis são os chamados "depósitos promocionais", ou seja, depósitos que os bancos lançam para atrair novos Clientes. Significa que para poder beneficiar dessas taxas terá que abrir uma conta o que dá sempre trabalho. Adicionalmente, posso perceber que privilegio o serviço próximo no balcão habitual, e aí não me importo de ter uma taxa mais baixa. 

4. Liquidez


  • O valor que vou investir no depósito é o total das minhas poupanças?
  • Quero ter o dinheiro disponível logo no dia seguinte?

Alguns depósitos oferecem uma taxa superior, e por vezes até pagam os juros no início do prazo, mas só permitem que se utilize o dinheiro no final do prazo. Ou seja, se o depósito for a um ano e eu precisar do dinheiro ao final de seis meses, terei que encontrar outras formas de obter essa liquidez. Neste sentido, a menos que seja uma pessoa muito adepta do risco, sugerimos que não tenha o seu dinheiro todo investido num depósito a prazo que não permita a mobilização antecipada

5. TANB vs TANL


  • Sei distinguir a TANB da TANL?
  • Sei quanto vou receber no final do prazo?

Por se tratar de um valor mais atrativo, os bancos publicitam normalmente nas suas campanhas a chamada Taxa Anual Nominal Bruta (TANB) e não a Taxa Anual Nominal Líquida (TANL), o que faz toda a diferença na hora de recebermos os juros. A principal diferença entre as duas é que a TANB integra o imposto a pagar ao estado, enquanto a TANL já exclui esse valor. Adicionalmente, trata-se de uma taxa anual mas se pretende um depósito a menos de 1 ano deverá sempre fazer a respetiva conversão. O imposto a pagar ao Estado (a chamada taxa liberatória) atualmente é de 28%, ou seja, se tiver juros brutos de 100 Euros destes 28 Euros são para entregar ao Estado. 

6. Taxa constante vs taxa crescente


  • A taxa de juro é a mesma para todo o prazo?
  • Existem diferenças de taxa de ano para ano?

Também por questões de comunicação, alguns bancos optam por anunciar as chamadas taxas crescentes. Normalmente baixas nos primeiros tempos vão crescendo até atingirem valores mais altos do que o "normal". Faça bem as contas porque na maioria dos casos trata-se precisamente de uma estratégia de comunicação e, contas feitas, a média da taxa oferecida acaba por ser a mesma, ou até inferior, à de um depósito a prazo que, por ser de taxa constante, pode aparentemente ser menos apelativo. 

7. Leia bem a Ficha de Informação Normalizada


  • Sei bem o que estou a contratar?
  • Há algum aspeto que não compreendo?

Todos os depósitos a prazo têm que ter, por imposição legal, a chamada Ficha de Informação Normalizada (FIN). É aqui que se encontram todas as características do depósito que está a contratualizar. Caso não compreenda algum dos aspetos pergunte. Mais vale ter a certeza do que, depois de subscrito, nos arrependermos.

Em destaque


Banco Best - Depósito a Prazo 3,75% TANB Já

Depósito a Prazo a 90 dias com uma das taxas de juro mais atrativas do mercado para este prazo. Trata-se de um depósito exclusivo para novos Clientes o que implica a abertura de conta.

  • Para montantes entre os 2.500 Euros e os 30.000 Euros
  • Limitado a um depósito por morada
  • Juros entregues ao Cliente no dia seguinte à contituição
  • Não permite mobilização antes da data de vencimento

Banco Big - Super Depósito 3,5% TANB

Depósito a Prazo a 90 dias que, embora não tendo uma taxa tão alta como a do Banco Best apresenta outras vantagens. Trata-se também de um depósito exclusivo para novos Clientes.

  • Para montantes entre os 500 Euros e os 50.000 Euros
  • Permite a mobilização antecipada com penalização de 25% dos juros
Actualização em Março 2014
O mais recente depósito a prazo em Março de 2014, é da GoBulling, uma marca do Banco Carregosa, que oferece uma TANB de 3.60% a três meses.

Leia também

Maria Garcês
guia passo a passo para escolher o seu depósito a prazo - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 10 days 5 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt