• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Fundos de Pensões - Os mais baixos dos últimos anos

As contribuições para fundos de pensões atingem o valor mais baixo dos últimos anos

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Encontre as melhores soluções do mercado em  Seguros!

Encontre as melhores soluções do mercado em Seguros!

Rápido » 100% gratuito » Sem compromisso »

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com
SIMULAR

Fundos de Pensões - Menos contribuições

Fundos de Pensões - Os mais baixos dos últimos anos

Tendo em conta a informação que consta do relatório de evolução dos Fundos de Pensões, o valor das contribuições nos primeiros 9 meses do ano foi de 265 milhões de euros, o qual representa o montante "mais baixo dos últimos anos".

Só para se ter uma ideia do quão baixo este valor é, basta dizer que segundo o relatório da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, os 265 milhões acima referidos contrastam com os 390,36 milhões de euros de 2009 referentes ao mesmo período agora considerado e mais ainda com os 728,78 milhões de euros em 2008.

Na carteira de investimentos, os títulos de dívida ocupam um lugar de destaque, correspondendo a 47%, dos quais, praticamente metade são títulos de dívida pública, de seguida surgem os fundos de investimento com 25%, as acções com 13% e imobiliário com 10%.

Até Setembro foram constituídos 4 novos fundos de pensões - um fechado e três abertos.

Para melhor compreender esta realidade é importante saber o que é um fundo de pensão aberto e um fechado.

Ora, um fundo de pensão aberto não exige que haja qualquer vínculo entre os subscritores e só dependem da entidade gestora. Estes permitem ter um plano de pensões próprio e, ao mesmo tempo, através da convergência para um mesmo fundo dos montantes investidos pelos vários aderentes, ultrapassar a questão da massa crítica e viabilizar uma diversificação acrescida e uma gestão mais eficiente.

Um fundo de pensão fechado é formado por um associado ou vários mas que tenham entre si um vinculo empresarial, associativo ou social. Os fundos de pensões fechados têm a vantagem de permitir o desenvolvimento de uma estratégia de gestão pensada para o caso concreto do associado, tendo em conta as características dos participantes e atender ao perfil de risco que os caracteriza.

Para finalizar, o relatório refere ainda que os investimentos que foram efectuados pelos fundos de pensões manifestam uma maturidade média elevada, cerca dos 10 anos e teve esta evolução negativa devido ao acréscimo das "yields to maturity", que ocorreu exactamente nos primeiros 9 meses do ano. A "yield to maturity" é, no fundo, a taxa de retorno até ao vencimento destes títulos, sendo portanto, o indicador de rendimento mais utilizado.

Maria Garcês
fundos de Pensões - Menos contribuições - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 16 days 5 months 3 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt