• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Crédito habitação à lupa

Existem alguns fatores que devem ser tidos em conta antes de contratar um crédito habitação e formas de conseguir um melhor crédito habitação, mesmo depois de já ter contratado o seu empréstimo.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Simulação das melhores taxas para Crédito à Habitação!

Simulação das melhores taxas para Crédito à Habitação!

Em menos de 1 minuto, gratuito e sem compromisso.

0
0

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com e pelos nossos Parceiros
SIMULAR

Fatores a ter em conta na contratação de um crédito habitação

Crédito habitação à lupa
  • Casa nova com crédito habitação? Analise ponto por ponto.

Que fatores devo ter em conta na hora de contratar um crédito habitação?


Em casa: Analise ponto a ponto


Deverá, antes de mais, perceber quanto poderá pagar, mensalmente, pelo crédito habitação. Tente perceber qual a sua taxa de esforço e verifique se ainda existe espaço no seu orçamento familiar para mais uma prestação.

Mesmo tendo um rendimento mensal alto, a verdade é que só conseguirá fazer face a um crédito habitação se a sua taxa de esforço for reduzida, preferencialmente abaixo dos 30%.

É essencial também que tente prever uma possível subida das taxas de juro e, por consequência, aumento da prestação mensal. Ao fazer estes cálculos, irá perceber se poderá fazer face a situações limite.

Peça ajuda aos bancos para apresentarem várias hipóteses e cenários, mostrando-lhe mais do que uma simulação. Desta forma, poderá também analisar o preço do crédito habitação. Ou seja, com mais do que uma simulação, irá perceber quais as comissões cobradas.

Depois da simulação: É hora de optar

Depois de realizar as diversas simulações, é hora de analisar as diversas Fichas de Informação Normativa para que consiga perceber qual o melhor crédito habitação para si e para a sua família.

É com este documento que vai ter acesso à identificação da entidade de crédito, observar o valor do montante simulado, os custos relativos ao empréstimo, analisar o plano financeiro apresentado com base na taxa de juro em vigor, assim como o spread cobrado.

Poderá ainda ter acesso aos produtos que poderá subscrever para ter uma ligeira descida da prestação mensal e conhecer a documentação necessária para dar andamento ao crédito habitação. 

Com base nestes elementos, poderá, efetivamente, optar em consciência.

Spread

Nunca contrate um crédito habitação sem analisar friamente o spread oferecido. Quanto mais alto for o spread, mais alto será o preço do crédito habitação.

É essencial que perceba que este item pode ser o que separa um excelente crédito habitação de um crédito habitação que lhe pode penhorar o futuro.

- E como pode baixar o Spread?

  • Manter uma boa relação com a instituição
  • Tente perceber se a sua empresa possui alguma parceria com algum banco
  • Esteja atento ao que os outros bancos oferecem
  • Utilize a concorrência para negociar o seu spread
  • Transfira o crédito habitação, caso seja necessário
  • Dê uma entrada considerável
  • Subscreva mais produtos
  • Compre uma casa da propriedade do próprio banco

O empréstimo e o prazo

É importante que perceba que, atualmente, os bancos não financiam a aquisição de casas a 100%. Assim, irá ser-lhe solicitado que possua cerca de 10% do valor da casa para que tenha acesso ao crédito habitação.

Caso contrário, poderá ter sérias dificuldades em conseguir a aprovação do seu crédito. No entanto, há uma exceção: As retomas de bancos. São muitas as casas entregues aos bancos por falta de pagamento do crédito habitação e, assim, a sua venda é urgente.

Desta forma, os bancos têm condições de financiamento muito atrativas e alguns deles conseguem mesmo o financiamento a 100%, além de oferecerem um spread bem mais baixo.

Outro ponto que deverá pensar e repensar é na duração do prazo de reembolso. Será que compensa fazer um crédito habitação por 50 anos? Se a ideia é pagar, no final do crédito habitação, mais juros, sim.

No entanto, se quiser ter uma prestação mensal atrativa e pagar menos juros, opte por um crédito habitação que não vá além dos 30 anos.

Dicas que deve seguir

Quando contrata um crédito habitação, há uma série de fatores que deve ter em conta por forma a evitar problemas no futuro.

- Dúvidas
Quando pede um crédito habitação, e por se tratar de um compromisso para toda a vida, deverá esclarecer todas as dúvidas eu lhe surjam, mesmo aquelas que possam parecer disparatadas.

Assim, deve ler atentamente a Ficha de Informação Normalizada e contactar o banco por forma a ver esclarecidas todas as suas dúvidas.

- O contrato
Assim como é essencial esclarecer todas as dúvidas antes de contratar o crédito habitação, é também fundamental que leia minuciosamente o contrato de crédito habitação, esclarecendo também nesta fase alguma dúvida ou questão que lhe surja.
Essencial é que todas as dúvidas sejam esclarecidas antes de assinar o contrato de crédito habitação.

- Penhoras e hipotecas
Se a casa que vai comprar não é nova, é essencial que recolha algumas informações antes de assinar o contrato promessa de compra e venda.

Por exemplo, deve deslocar-se à conservatória do registo predial da área de residência e tentar perceber se a casa que está a comprar tem pendente algum processo de penhora ou hipoteca, evitando assim comprar uma casa com processos incompletos.
Maria Garcês
fatores a ter em conta na contratação de um crédito habitação - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 8 days 5 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt