• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Promova um diálogo saudável sobre o dinheiro e as suas prioridades

A gestão das finanças pessoais e do dinheiro é desafiante e assume-se como mais relevante quando falamos do casamento. Conheça algumas recomendações

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Não perca a actualidade da Diário Económico em Portugal!

Não perca a actualidade da Diário Económico em Portugal!

Conheça a Diário Económico e financeira nacional com notícias e artigos financeiros.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com
NewsLetter

Fale sobre dinheiro em casa!

Promova um diálogo saudável sobre o dinheiro e as suas prioridades
  • Será que falamos sobre dinheiro em casa?
  • Diálogo Constante
  • Definição de Prioridades
  • Foco no essencial
O esforço da gestão das finanças pessoais de uma família é uma tarefa bastante desafiante para qualquer pessoa, sendo um desafio ainda maior se falarmos de uma família. Quem tem filhos saberá que é muito complicado envolve-los e fazê-los perceber as dificuldades da vida, daí que tenhamos apresentado um conjunto de sugestões para a educação financeira das crianças.

Voltemo-nos agora para o casal. Como é sabido, a taxa de divórcio em Portugal está em níveis nunca antes vistos, sendo que uma das grandes motivações para este acontecimento prende-se com os problemas financeiros. 
Sendo certo que qualquer família tem o desejo de se manter unida, é fundamental seguir algumas regras de modo a evitar problemas.

Será que falamos sobre dinheiro em casa?


Uma pergunta introdutória e que costuma ter uma resposta positiva. Contudo, deveremos perguntar-nos se falamos sobre dinheiro ou se falamos sobre os problemas da falta de dinheiro (que muitas vezes levam a discussões bastante acesas).

Diálogo Constante


Analisando a nossa primeira recomendação pode constatar que caímos num aparente lugar-comum. No entanto, nunca é demais recomendar um diálogo constante entre marido e mulher. Apesar desta recomendação, sugerimos que seja regrado e que não esteja sempre a falar sobre dinheiro.

Defina um ou dois dias por mês para analisar as contas da família, o andamento do esforço de poupança ou do corte de custos definido.

Definição de Prioridades


A base das conversas semanais ou quinzenais que recomendamos acima deverá ser uma rigorosa definição de prioridades. Cada membro do casal tem as suas prioridades e objetivos de vida (sejam objetivos pessoais ou profissionais) pelo que ambos deverão conhecer os objetivos um do outro e encontrar formas de os conciliar entre os dois.

Foco no essencial


Uma última ideia passa pela descontração e foco naquilo que é, de facto, importante para a família. O dinheiro, os bens materiais, os objetivos profissionais ou outros acabam por se submeter a outras variáveis que são consideradas essenciais. Nunca nos esqueçamos que as melhores coisas da vida, que no casamento ganham um relevo ainda maior, não têm um custo associado!

Leia também


Maria Garcês
fale sobre dinheiro em casa! - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 25 days 4 months 3 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt