• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Um seguro necessário na hora de fazer um crédito habitação

Este artigo vem alertar para um erro comum na adesão a um seguro multirriscos, obrigatório na hora de fazer um crédito habitação. Na maior parte das situações, o prémio do seguro multirriscos da casa está calculado com base no valor do empréstimo, o que não é o mais correcto. Ora veja porquê.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Encontre as melhores soluções do mercado em  Seguros!

Encontre as melhores soluções do mercado em Seguros!

Rápido » 100% gratuito » Sem compromisso »

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com e pelos nossos Parceiros
SIMULAR

Faça um seguro multirriscos à medida

Um seguro necessário na hora de fazer um crédito habitação

Se está em vias de comprar casa e pretende fazer um crédito habitação já sabe que terá que subscrever um seguro multirriscos habitação. Antes de tomar essa decisão tenha bem em mente o seguinte: 

O multiriscos deve reflectir o valor da reconstrução do imóvel e não o do empréstimo ou da aquisição. E porquê?

Na maior parte das vezes, o prémio do seguro multirriscos da casa está calculado com base no valor do empréstimo, o que não é bom para si, já que no caso de sinistro e eventual destruição da casa, a companhia de seguros só lhe paga o valor da reconstrução e não o valor do empréstimo. Para quê pagar um prémio de seguro tão alto se afinal a seguradora só indemniza até ao valor da reconstrução?

É a mesma coisa que um seguro de recheio ter um prémio com bens sobreavaliados, que só faz com que pague muito de seguro, quando na verdade, em caso de sinistro a companhia só paga a indemnização correspondente ao valor real dos bens. Mas também não vale a pena fintar, porque se avaliar os seus bens por baixo, aí a seguradora não paga o valor real, mas sim o valor por si definido, sendo assim prejudicado pela sua própria avaliação dos bens e do valor que declarou.

Além disso, é muito importante rever o capital seguro de 5 em 5 anos, pelo menos, pois nesse período de tempo, pode ter mais ou menos bens desde a última vez que actualizou o capital, o que naturalmente, influencia o valor a pagar de prémio.

Outra exigência no crédito habitação é o seguro de vida. Também aqui deve ser prudente pois se eventualmente já tiver um seguro de vida oferecido pela empresa onde trabalha, pode associar esse mesmo seguro ao crédito. Mesmo que o prémio ou as coberturas sejam insuficientes para o valor do crédito, a DECO aconselha a subscrever o seguro de vida só pelo valor em falta.

Por norma, as pessoas, acabam por aderir aos seguros necessários no balcão do banco onde contratam o crédito, em troca de uma redução do spread. No entanto, é preferível fazer bem as contas e avaliar se não fica mais barato subscrever os seguros noutra seguradora e ficar com um spread um pouco mais alto.

 

Maria Garcês
faça um seguro multirriscos à medida - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 12 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt