• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Entregue já a sua declaração de IRS

Deduza a CES e a ADSE para baixar o imposto a pagar

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Simulação das melhores taxas para Crédito Pessoal!

Simulação das melhores taxas para Crédito Pessoal!

Em menos de 1 minuto, gratuito e sem compromisso.

12
96

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com e pelos nossos Parceiros
SIMULAR

É pensionista? Não se esqueça da CES

Entregue já a sua declaração de IRS
  • Dedução da CES no Anexo A;
  • Contribuições para ADSE também podem ser dedutíveis
Começou no dia 1 de Abril o período para a entrega das declarações de IRS para os contribuintes que auferiram rendimentos com única proveniência de trabalho dependente e/ou pensões.

O período de entrega das declarações de rendimentos costuma ser envolto de algum otimismo, pois muitas famílias habituaram-se a ter a devolução dos valores de imposto retidos na fonte. Infelizmente, as medidas de austeridade que não param de ser anunciadas implicam na redução substancial das deduções à coleta e no aumento das taxas e impostos a pagar.

Sendo a palavra de ordem a poupança, é fundamental que conheça todas as regras para poder maximizar o valor de imposto a receber (ou minimizar o imposto a pagar)!

Os Pensionistas podem ter uma benesse (embora que ligeira):


A Contribuição Extraordinária de Solidariedade (conhecida como CES) começou a ser aplicada a todos os pensionistas cujas reformas ultrapassem os 1.350€. Conhecedor das taxas aplicadas por escalão, saiba que pode deduzir o valor da Contribuição acima de 4.104€.

Estando reformado pela Caixa Geral de Aposentações, o valor dos descontos para a ADSE também podem e devem ser mencionados no campo respeitante às Contribuições", campo que consta do Anexo A.

Não fique demasiado otimista:


Apesar desta "benesse", recomendamos muita prudência. Infelizmente, o valor a receber deverá ser muito reduzido e não é aplicável a todos os pensionistas. Se não ficar satisfeito com o valor da devolução, deverá começar já hoje a preparar a sua declaração de 2014. Peça as faturas dos vários serviços que lhe possibilitam a devolução do IVA, recolha e guarde todas as faturas de medicamentos e veja os truques para a sua declaração de IRS (a declaração de 2014 não deverá ter regras muito diferentes da deste ano)

Maria Garcês
É pensionista? Não se esqueça da CES - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 11 days 5 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt