• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Truques para adotar no seu quotidiano

Poupar na conta da luz é, antes de mais, contribuir assim para uma maior eficiência energética. No entanto, e com a chegada do IVA a 23% à energia e com a extinção das tarifas reguladas, o ideal mesmo é ser mais contido na hora de gastar eletricidade.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Poupança que pode chegar aos 60% mensalmente!

Poupança que pode chegar aos 60% mensalmente!

Em menos de 1 minuto » Simulações 100% grátis » Sem compromisso

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.pt e pelos nossos Parceiros
Quero poupar!

Dicas para poupar na conta da luz

Truques para adotar no seu quotidiano
  • Conheça a sua realidade para conseguir decifrar melhor onde cortar para reduzir a conta da luz. Pequenos gestos podem significar grandes poupanças.

 

» Segredos de poupança: Poupar na luz:


Para poupar na conta da luz o ideal é começar a criar rotinas de poupança, ou seja, sentar-se calmamente e pensar onde poderá cortar para reduzir a sua conta de luz.

 

  • Por exemplo, é comum dar a leitura do seu contador? Não? Então comece a fazê-lo. Na fatura, por norma, vem indicado o dia aconselhável para dar a contagem. Faça-o todos os meses e acabe com as estimativas porque estas podem ser muito mais altas do que aquilo que realmente consome. A melhor técnica, para não se esquecer desta rotina, é criar no seu telemóvel um lembrete no dia anterior ao que é aconselhável para dar a contagem. Desta forma, está sempre seguro de que esse ato acaba por ser feito e entrar na sua rotina mensal. Convém também apontar a contagem numa tabela de registo porque desta forma poderá, facilmente, perceber se está a consumir mais ou menos de mês para mês e isso permite-lhe tomar medidas.

  • O segundo passa por tornar a sua casa à prova de desperdícios. Como? Substitua todas as suas fontes de luz elétrica por lâmpadas economizadoras ou, se tiver capacidade financeira para tal, lâmpadas LED. No final do ano, vai perceber o quanto poupou. Neste combate ao desperdício, verifique também se as tomadas onde estão ligados os seus aparelhos possuem um botão de ligar/desligar. Se não tiverem, invista neste item. Ligue apenas as tomadas quando necessitar de utilizar determinado aparelho - Exemplo: Precisa mesmo de a sua televisão em stand by durante todo o dia, 365 dias por ano? Porque não desligar a televisão da tomada e ligar apenas quando a for utilizar? Se for possível, utilize os seus eletrodomésticos de grande consumo nas horas em que o preço da eletricidade seja mais barata – noites e fins de semana. Desta forma, também conseguirá arrecadar alguns euros de poupança mensal. 

 

» Segredos de poupança: Na Cozinha e na Lavandaria:

 

  • Se necessitar comprar algum eletrodoméstico, prefira aparelhos com classe energética de A para cima. Estes modelos consomem menos energia do que modelos com classes inferiores. 
  • Cozinhe sempre com as panelas e tachos tapados. Desta forma reduz as perdas de calor e o tempo de preparação dos alimentos. Adapte, também, o bico do fogão à panela que está a utilizar.
  • Para poupar na conta da luz, o seu frigorífico deve ter uma temperatura média de 5 graus e o congelador pode variar entre os -18 graus e os -24 graus. 
  • As máquinas de lavar loiça e roupa poderão ser utilizadas com programas de temperatura mais baixa – no caso da louça, uma passagem por água fria antes de colocar na máquina poderá servir de pré-lavagem. No caso da roupa, lavagens a 30 ou 40 graus são suficientes para lavar convenientemente todas as peças. E lembre-se que só deverá usar estes aparelhos com carga máxima. E já agora, uma curiosidade: Sabia que pode gastar mais energia com a máquina de lavar loiça só por ter o depósito do sal e do abrilhantador vazios?
  • O ferro de engomar só deverá ser utilizado quando possui muita roupa, para conseguir rentabilizar a sua utilização e o gasto energético. Também este aparelho, assim como o aspirador, deverão ser utilizados em horários em que a eletricidade é mais barata. O sol e o vento são um ótimo aliado das suas roupas e secar a roupa ecologicamente é sempre melhor do que utilizar a máquina de secar roupa. 

 

» Segredos de poupança: Na sala e no quarto:

 

  • A iluminação pode ter um peso significativo na conta da luz. Se pretende diminuir este gasto, apague todas as luzes que não estão a ser necessárias e opte por um candeeiro com lâmpada economizador (ou LED, preferencialmente) para ter como luz de apoio enquanto vê televisão, por exemplo. Não é necessário ter todas as luzes de casa acesas quando na verdade a sua atividade está centrada na sala. Racionalidade também é necessária na hora de poupar na conta da luz. 
  • Quando se fala de aquecimento central, a escolha inteligente recai no ar condicionado e nas caldeiras a gás, mas se tiver necessidade de optar por aparelhos portáteis, opte pelos termoventiladores e os radiadores a óleo. Mas, de facto, a melhor forma de aquecer a sua casa é mesmo permitir a entrada de sol. Quando se levanta, corra todas as persianas/estores para cima e deixe chegar o sol a todo o lado. Quando o sol se puser, baixe as persianas e não tenha uma ótima vedação de portas e janelas para que o calor não se perca. 
  • No verão, e para arrefecer a sua casa, o ideal é fazer o processo oposto, fechando todos as persianas/estores e janelas, evitando que o sol entre em sua casa. No entanto, se optar por ar condicionado, mantenha a temperatura nos 25°C e quando não estiver ninguém em casa, desligue o aparelho. 

 

Leia também:
Maria Garcês
dicas para poupar na conta da luz - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 8 days 5 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt