• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Saiba como negociar o melhor seguro para si!

O Seguro de Acidentes de Trabalho é obrigatório para todos os trabalhadores independentes, e este destina-se a despesas médicas e indemnizações por incapacidade ou morte.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Encontre as melhores soluções do mercado em  Seguros!

Encontre as melhores soluções do mercado em Seguros!

Rápido » 100% gratuito » Sem compromisso »

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com e pelos nossos Parceiros
SIMULAR

Dicas para negociar um vantajoso Seguro de Acidentes de Trabalho

Saiba como negociar o melhor seguro para si!

Como já falado num artigo anterior, o seguro de acidentes de trabalho é obrigatório para todos os trabalhadores independentes e caso contrário podem sujeitar-se a uma coima até 500 euros.

 

De forma a proteger a sua actividade enquanto independente siga os nossos conselhos e verá que fará uma boa opção de seguro.

 

Seguro de Acidentes de Trabalho

 

Em primeiro lugar, como em qualquer contrato de seguro, deve fazer várias simulações em diversas companhias de seguro de forma a ter um maior leque de comparação e escolha.Aliás, até pode ver junto da associação profissional a que pertence, se não têm alguma proposta para lhe fazer que possa ser mais vantajosa que as restantes seguradoras.

 

Naturalmente, o valor do prémio irá variar tendo em conta o risco da sua profissão. Se tiver uma actividade sedentária o seu prémio será menor do que por exemplo, o de um serralheiro, que envolve um risco maior. Quanto maior o risco da actividade maior é a renitência das seguradoras em aceitar fazer o seguro. Se tal acontecer solicite a Declaração de Recusa. Se o mesmo acontecer em 3 companhias pode contactar o Fundo de Acidentes de Trabalho que terá a tarefa de nomear uma seguradora para lhe fazer a apólice.

 

Em situação de acidente, deve preencher ou solicitar aos seus beneficiários que preencham a participação e num prazo de 24 horas enviar à sua seguradora. No caso de morte, a seguradora deverá ser imediatamente avisada, mesmo que a participação escrita seja efectuada mais tarde.

 

Podemos desde já, deixar aqui alguns pontos de referência comuns a todas as companhias no que toca a acidentes de trabalho:


Sendo um seguro obrigatório as condições são iguais em todas as companhias, sendo que a diferença vai residir no preço, tomando em consideração o valor seguro e o risco da profissão. As actividades são avaliadas segundo o grau de risco, agravando o valor do prémio do seguro. O capital seguro corresponde à remuneração anual e é definido pelo trabalhador independente, no entanto, nunca será inferior a 14 vezes a remuneração mínima mensal. Portanto, é aconselhável indicar o valor correcto, até porque, no caso de acidente, as indemnizações dependem do valor indicado inicialmente. Quase todas as seguradoras penalizam ou favorecem os segurados, de acordo com a sinistralidade. Por exemplo, se na sua actividade necessitar de deslocar-se de mota, a companhia vai agravar o valor do prémio. Se por outro lado, além da sua actividade independente também trabalhar por conta de outrem pode usufruir de descontos. No artigo Seguro de acidentes de trabalho mostramos todas as situações em que um acidente é considerado acidente de trabalho. Além disso, este seguro é valido quer para Portugal, quer para os países que constituem a União Europeia, em que por motivos profissionais o trabalhador necessite de se deslocar até 15 dias. Se desejar prolongar o prazo ou alargar a cobertura a estados não-membros terá que pagar um prémio adicional.

 

Poderá consultar no Meu Portal Financeiro, as ofertas existentes a nível de Seguro de Acidentes de Trabalho e escolher a opção mais indicada para a sua actividade.

Maria Garcês
dicas para negociar um vantajoso Seguro de Acidentes de Trabalho - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 11 days 5 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt