• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Sistema de leitura automática de matrículas detecta em fracção de segundos um condutor fora da lei.

É o novo sistema de leitura automática de matrículas, que vem combater infracções como andar na estrada sem seguro, andar com carros roubados ou penhorados. Cada vez mais carros-patrulha da GNR e da PSP estão a ser equipados com este novo aparelho e numa fracção de segundos detectam um condutor fora da lei.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Seguro Automóvel à medida do seu carro...e do seu bolso!

Seguro Automóvel à medida do seu carro...e do seu bolso!

Compare os melhores LowCost de Luxo. Grátis e sem compromisso.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com e pelos nossos Parceiros
SIMULAR

Cuidado com o Polícia Automático

Sistema de leitura automática de matrículas detecta em fracção de segundos um condutor fora da lei.
  • Novo sistema de leitura automática de matrículas

Em funcionamento desde o Verão de 2009, este aparelho, de seu nome Polícia Automático já fez perto de 3 milhões de leituras electrónicas de matrículas nos principais distritos: Braga, Porto, Aveiro, Lisboa, Setúbal e Faro. De acordo com dados fornecidos pelo Ministério da Administração Interna, desses 3 milhões, quase 72 mil circulavam em situação irregular.  Mais de 42 mil não tinham seguro automóvel, mais de 29 mil eram carros roubados ou então constavam na base de dados para serem apreendidos por variados motivos, seja por ordem de penhora, dívidas, heranças, divórcios litigiosos, etc.

 

Este dispositivo não é nada mais, nada menos, uma pequena câmara que lê caracteres por infravermelhos e encontra-se no tejadilho do carro-patrulha e comunica com uma base de dados. A aplicação informática onde consta a base de dados armazena as matrículas de carros em situação irregular, seja por não ter seguro automóvel, com problemas fiscais, por dívidas às Finanças ou à Segurança Social; ou então veículos que estejam envolvidos em actividades criminosas, como furtos, ou acidentes com fuga.

 

É uma minicâmara bastante poderosa que permite efectuar 2.500 leituras por hora, além de funcionar sob as mais adversas condições, com o automóvel parado ou em circulação, de dia ou de noite, com chuva ou sol, tendo já sido implementado em 11 carros da PSP e 13 da GNR. Após a detecção do veículo irregular é enviado um alerta e no monitor do computador surge a informação com a infracção em causa. As consequências são as seguintes:

 

  • Na falta de seguro, o condutor paga uma multa de algumas centenas de euros;
  • Por dívidas, o infractor é levado para a esquadra para regularizar a situação;
  • No caso de furto, o carro é rebocado e o condutor é detido.

 

 

Cada equipamento envolveu um investimento de 11 mil euros, tendo já sido feito um investimento total de 300 mil euros. O lançamento deste sistema resultou de um protocolo entre o Ministério da Administração Interna e as seguradoras, assim como a Associação Portuguesa de Seguros, as quais estas últimas financiaram na sua totalidade este investimento, tendo sido lançado em 2009 para combater o crescente fenómeno do carjacking.

Maria Garcês
cuidado com o Polícia Automático - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 1 days 9 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt