• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Nem só de spread se faz um credito à habitação

Quando pensamos em crédito habitação pensamos em spread, como se esse fosse o único factor a ter em conta mas a verdade é que há outras coisas que deve comparar quando ainda está na escolha do banco. Saiba que só em seguros e comissões, 30% pesa na factura do crédito.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Simulação das melhores taxas para Crédito à Habitação!

Simulação das melhores taxas para Crédito à Habitação!

Em menos de 1 minuto, gratuito e sem compromisso.

0
0

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com e pelos nossos Parceiros
SIMULAR

Crédito Habitação: 30% é só seguros e comissões

Nem só de spread se faz um credito à habitação

Inevitavelmente, o spread é uma fatia pesada numa prestação de crédito habitação. Até porque mais de metade do valor da TAN - taxa de juro nominal - corresponde ao valor do spread.

No entanto, existem outros factores a tomar em conta, na escolha do banco, além do spread, e são eles as comissões associadas à abertura do processo, de avaliação e de processamento mensal. A somar a estes gastos não se pode esquecer dos obrigatórios seguros - seguro de vida e seguro multirriscos, que ajudam a tornar o crédito mais caro.

De acordo com dados do Banco de Portugal, em Novembro, a taxa de juro praticada na concessão de novos empréstimos era de 2,84%. A TAEG - taxa anual efectiva global, que é a taxa que inclui a taxa de juro cobrada pelo banco e todos os outros custos associados ao crédito era de 3,91%.

Fazendo as contas, estes encargos dos seguros e comissões pesam 107 pontos base na taxa de juro final, o que significa que pesa mais de um quarto - 27% na taxa final.

Segundo os conselhos da DECO, a TAE é a taxa que reflecte todos os encargos do crédito, daí esta ser um bom indicador a utilizar como termo de comparação das propostas apresentadas pelo banco.

O que por vezes pode acontecer é uma instituição apresentar um spread mais baixo mas uma TAE mais elevada quando comparada com outros bancos e então tal significa que o banco está a cobrar altas comissões e valor de seguros que são inerentes ao crédito.

Tendo em conta a crise, os bancos vêm-se forçados a aumentar as comissões para poderem compensar outros indicadores menos favoráveis e é por isso que o consumidor tem que estar atento e encontrar a proposta mais interessante.

Maria Garcês
crédito Habitação: 30% é só seguros e comissões - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 11 days 5 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt