• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Dez minutos bastam para controlar o seu dinheiro

O extrato bancário é uma ferramenta muito ponderosa para a gestão do seu dinheiro. Crie o hábito de o controlar com regularidade

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Simulação das melhores taxas para Crédito Pessoal!

Simulação das melhores taxas para Crédito Pessoal!

Em menos de 1 minuto, gratuito e sem compromisso.

12
96

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com e pelos nossos Parceiros
SIMULAR

Controle a sua conta bancária?

Dez minutos bastam para controlar o seu dinheiro
  • A generalidade das pessoas não sabe onde gasta o seu dinheiro
  • Peça sempre os talões multibanco
  • Bastam dez minutos por semana e algum rigor
Dizem os especialistas que uma das formas de maior sucesso para o sucesso financeiro consiste no controlo do destino que damos ao nosso dinheiro. Parece simples?

Sugerimos que se coloque agora as seguintes questões?

  • Qual o valor do saldo das minhas várias contas?
  • Quanto pago de comissões bancárias?
  • Qual o valor exato das minhas prestações financeiras?

Apenas três perguntas bastam para dizer com alguma certeza que a generalidade das pessoas não sabe onde gasta o seu dinheiro. Se somos chamados a "apertar o cinto", devemos saber com rigor quanto recebemos e onde gastamos. Em quatro palavras "Fazer o Orçamento Familiar".

Pedir sempre o talão no MultiBanco


O primeiro hábito que deverá criar será o de pedir sempre o talão do MultiBanco. Deste modo, terá um controlo mais regular sobre o saldo bancário, o que permite começar a ganhar sensibilidade financeira. Adicionalmente, terá aqui um sinal de alerta para eventuais movimentos fraudulentos ou desconhecidos.

Bastam dez minutos por semana!


Não precisa de ocupar muito tempo na análise do seu extrato. Na realidade, bastam dez minutos por semana não só para ganhar sensibilidade aos movimentos como também para se familiarizar com os movimentos mais frequentes. Adicionalmente, terá a possibilidade de detetar saídas de dinheiro que se revelem como suspeitas.

Classificar e interpretar os movimentos


Tendo uma noção "por alto" do destino que dá ao seu dinheiro, o passo mais natural a seguir consiste na classificação dos movimentos por grandes categorias. Não precisam de ser muitas:


Como irá constatar à medida que faz a sua análise, a grande maioria das despesas irá cair nestas cinco categorias. Naturalmente que existirão muitas mais, mas ao entrar por essa análise irá descer ao pormenor, o que acaba por ocupar muito tempo.

Defina um plano de ação


Feita a classificação e interpretados os dados deverá definir um plano de ação para reduzir as despesas e alinhá-las às suas prioridades. Irá perceber que ao questionar-se irá encontrar diversos pontos de melhoria. O plano deverá incluir:

  • Objetivos de corte de custos;
  • Objetivos de poupança (qual o valor e quais os motivos/objetivos de curto e médio prazo);

O controlo do extrato bancário é fundamental para o seu sucesso financeiro. Não tenha receio e invista algum tempo na sua análise e interpretação. Já terá meio caminho percorrido!

Leia também

Maria Garcês
controle a sua conta bancária? - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 10 days 5 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt