• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Os spreads do crédito habitação podem ser proibitivos

Nos últimos dois anos a concessão de crédito habitação tem vindo a diminuir. Atualmente, este produto chega a ser proibitivo na medida em que alguns bancos chegam a cobrar 4% nos spreads.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Simulação das melhores taxas para Crédito à Habitação!

Simulação das melhores taxas para Crédito à Habitação!

Em menos de 1 minuto, gratuito e sem compromisso.

0
0

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com
SIMULAR

Conheça os ‘spreads' que os bancos estão a cobrar para o crédito habitação

Os spreads do crédito habitação podem ser proibitivos
  • Está a pensar comprar casa, mas está preparado para os spreads praticados?

Numa altura em que se conseguem bons negócios imobiliários, é importante conhecer os produtos disponíveis para aquisição de habitação. Será que sabe mesmo quais as condições oferecidas pelos bancos? O Meu Portal Financeiro foi conhecer as ofertas e percebeu que os spreads praticados pelos maiores bancos nacionais são demasiado altos e podem implicar a desistência dos compradores, agravando ainda mais a crise imobiliária.

 

Vamos a exemplos:

O Milennium oferece, a título de referência, spreads de 4% para o crédito habitação e dificilmente conseguirá fazer com que esse valor desça, mesmo no caso de se contratar outros produtos e serviços disponibilizados pela instituição. Neste banco, o financiamento seria de 80% do valor de avaliação do imóvel. Por outro lado, o BES oferece um spread de 3,7% caso o cliente subscrevesse domiciliação de ordenado, seguro de vida e multirriscos, cartão de crédito e débito, entre outros, totalizando 7 produtos e/ou serviços.

 

Na Caixa Geral de Depósitos, seria possível ter um spread de 3,5% podendo o valor descer com a subscrição de outros produtos/serviços do banco. No entanto, estes valores poderiam sofrer alterações na altura da concessão do crédito, devido aos agravamentos das condições de financiamento e, nessa altura, os spreads poderiam estar bem próximo dos 4%.

Para adquirir um crédito habitação no Crédito Agrícola, o melhor é ter mesmo um valor de entrada considerável já que o spread de tabela ronda os 4,5%, mas poderá ser mais atrativo através da subscrição de alguns produtos e serviços e de um valor considerável de entrada.

 

O Santander Totta tem um spread, mesmo com subscrição de diversos produtos e serviços, de 4.1%. Este produto apenas financia 80% do valor da habitação e poderá ver o spread reduzido caso a entidade patronal tenha um protocolo com o banco. Mesmo assim, o valor nunca deve ser inferior a 3,7%.

 

Conscientes de que a banca, em geral, não tem vindo a conceder crédito habitação, o BPI refere que o crédito habitação é apenas concedido a quem tenha no mínimo 20% do valor da casa para dar de entrada. Considerando que possui este valor, o melhor spread conseguido foi de 4,05%, já com algumas bonificações incluídas. 

 

O Barclays é o banco mais disponível para conceder crédito habitação e tem diversos produtos em campanha para que conseguirem dar o melhor produto ao cliente. No caso da subscrição de vários produtos, o banco oferece spreads de 3,42% e o financiamento incide em 80% do valor da habitação.

 

No Banco Popular, a aposta é no escoamento das habitações em carteira. Ou seja, num financiamento normal o spread ronda os 5% e já com a subscrição de alguns produtos. Caso a casa seja do banco, o valor pode descer 1,5% e ir até 90% do valor do imóvel.

 

O Banif também se dispõe a financiar até 90% do valor do imóvel e ter acesso a um spread de 4,725%, num financiamento a 39 anos e um valor de 100 mil euros. De referir que este spread resulta da subscrição de vários produtos do banco.

 

De todos os bancos analisados, o Montepio Geral foi aquele que apresentou um melhor spread, de 2,45%, com a subscrição de alguns produtos e serviços. No entanto, não dá garantias de financiamento ou de manter o spread obtido através da simulação.

 

Leia também:

É obrigatório ter os seguros no banco onde tem o crédito habitação? »

Infografia: Casa de Sonhos em 7 passos »

 

Maria Garcês
conheça os ‘spreads' que os bancos estão a cobrar para o crédito habitação - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 22 days 4 months 3 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt