• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Bons negócios com cautelas redobradas

Carros usados podem ser oportunidade de negócio, mas esteja atento a todos os pormenores.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Simulação das melhores taxas para Crédito Automóvel!

Simulação das melhores taxas para Crédito Automóvel!

Em menos de 1 minuto, gratuito e sem compromisso.

24
96

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com
SIMULAR

Atenção redobrada na compra de carros usados

Bons negócios com cautelas redobradas

As vendas de carros novos na Europa caíram 8,7% no mês de Janeiro. A Troika, vestida de austeridade, veio alterar a forma como se vendem carros no velho continente. Os carros usados estão na moda e muitos e bons negócios se fazem neste mercado. O Meu Portal Financeiro deixa-lhe alguns pontos a considerar antes de escolher o seu (novo) carro usado.

 

1 – Teste o carro antes de fechar negócio

Depois de ter feito alguma pesquisa, chegou a alguns carros usados que lhe podem interessar dentro das características que privilegia num automóvel. Comece por fazer um test drive: em geral não é suficiente para uma compra segura, mas pode conseguir absorver um pouco mais do estado geral do carro. Para ter uma melhor noção da performance daquele modelo, o ideal é alugar um carro igual e comparar o desempenho.

 

2 – Analise a carroçaria e a mecânica

Depois de procurar ver se há algum defeito visível ou se está amolgado, comece por analisar se o chassi do automóvel tem ferrugem, está degrado mesmo com zonas podres, onde a falta de tinta é mais que visível.

Inspeccione as ópticas (faróis) e verifique se foi substituída recentemente, o que pode indiciar que o veículo possa ter sofrido um acidente. No test drive tente verificar se o volante do automóvel vibra acima dos 80km/h. Se sim…é bem possível que o chassis esteja de facto empenado. Não esquecer também verificar o óleo e perdas de óleo tanto para o chão como para as partes em volta do motor. Ideal, se estiver mesmo interessado num carro usado, é levar um mecânico de confiança consigo.

 

3 – Compre o carro a um amigo

Quanto mais próximo for o dono do carro, menor será o risco. Assim, saberá a quem reclamar se tiver problemas. Não é fácil encontrar o carro que quer apenas procurando no grupo de amigos, mas o mercado é dinâmico e não é impossível. Mais seguro também é comprar num stand ou concessionário: por terem uma marca a defender, fazem negócios seguros.

 

4- Analise os documentos do carro usado

 Peça sempre o livro de revisões do veículo. Confirme também o livrete e o registo de propriedade, ou então pelo documento único automóvel. Confira os dados do proprietário actual e também os dados técnicos referentes à viatura. Lembre-se que está a negociar a compra de um carro usado. Se o comerciante não tiver os documentos consigo, desconfie.


5 – Pesquise fora da sua cidade

Às vezes os melhores negócios não estão à porta de casa, mas estão à distância de um clique. Pesquise online as ofertas disponíveis e talvez possa encontrar carros usados semelhantes a preços diferentes dependendo da zona onde estão à venda.

 

7 - Descubra se o carro não é roubado 

Verifique os números do chassi, dos vidros e da matrícula. Veja se são os mesmos que estão no documento. É daquelas coisas que não acontecem só aos outros.

 

8 – O melhor crédito

Como em todos os pedidos de financiamento, não hesite em contactar mais do uma instituição de crédito. Comece pelo seu banco e percorra a concorrência e faça simulações e tenha em atenção os encargos com o pedido de crédito para compra de carros.

O leasing pode ser uma opção a considerar se não faz questão de ter o carro em seu nome desde o início. O seguro, esse, torna-se mais caro neste caso.

 

9 - O melhor seguro

Em regra, as instituições de crédito têm protocolos com as seguradoras e conseguem propor bons prémios, mas não deixe de simular o prémio anual noutras seguradoras. Tal como no pedido de crédito, simule o seguro automóvel até encontrar o que mais lhe convém. No caso de carros novos, o seguro contra todos os riscos é obrigatório; neste caso, depende de si a escolha do seguro à sua medida e à medida do seu (novo) carro usado.

 

 

 

Maria Garcês
atenção redobrada na compra de carros usados - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 24 days 4 months 3 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Melhor resposta:

Ricardo Neves

Ricardo NevesResposta há 2 days 3 years

Para quem visita vários sites para comparar várias marcas modelos, o seguinte site pode ser uma mais-valia: *** .
Boas compras. :)

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (1)

Ricardo Neves

Ricardo NevesResposta há 2 days 3 years

Para quem visita vários sites para comparar várias marcas modelos, o seguinte site pode ser uma mais-valia: *** .
Boas compras. :)

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt