• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Saiba o que fazer para retirar o nome da lista negra do Banco de Portugal.

Apesar de ser conhecida como a “lista negra” do Banco de Portugal, a CRC é na verdade um historial dos créditos dos cidadãos ou das empresas, estando ele em situação positiva, regular, ou negativa, em incumprimento.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Simulação das melhores taxas para Crédito Consolidado!

Simulação das melhores taxas para Crédito Consolidado!

Em menos de 1 minuto, gratuito e sem compromisso.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.pt e pelos nossos Parceiros
SIMULAR

Como Sair da Lista Negra do Banco de Portugal

Saiba o que fazer para retirar o nome da lista negra do Banco de Portugal.

Como aceder à “lista negra” do Banco de Portugal?

 

Para consultar a “lista negra” do Banco de Portugal e ver se efetivamente o seu nome tem “cadastro” de incumprimento, ou seja, se ele tem um registo negativo, deve aceder ao mapa de responsabilidades de crédito do site do Banco de Portugal. Basta aceitar as condições e inserir o número de contribuinte e a senha de acesso ao site  Portal das Finanças. Se não possuir senha, faça um pedido por escrito ao Banco de Portugal, ou pessoalmente nos seus postos de atendimento. 

 

Como tirar o nome da “lista negra” do Banco de Portugal?

 

Se o seu nome estiver na CRC como sendo um mau cumpridor de responsabilidades,  a obtenção de um novo crédito é colocada desde logo em risco, dando nesse caso razão ao nome de “lista negra” que é vulgarmente atribuído à CRC. 

 

Para limpar o nome desta lista, passando-o de devedor a cumpridor, é necessário regularizar uma dívida em situação de crédito vencido. Só depois disto é que a instituição que a reportou ao Banco de Portugal deixará de comunicar a mesma, e que esta deixará de constar da CRC. 

 

A informação é transmitida mensalmente a este sistema de informação. Se o pagamento do montante em dívida tiver ocorrido num dado mês, a dívida já não deverá constar da centralização referente a esse mês. 

 

A solução pode passar por alcançar um acordo formal com a instituição de crédito para renegociar os termos de pagamento do empréstimo em incumprimento , que será categorizado como crédito renegociado na comunicação ao Banco de Portugal. 

 

Formas do nome constar da “lista negra” do Banco de Portugal

 

Além do não pagamento das dívidas de crédito, outras duas situações a que o cliente deve prestar atenção são:

  • as declarações de insolvência emitidas pelos Tribunais
  • a emissão de cheques sem provisão. 



Leia também:

Tenho o nome no Banco de Portugal. E agora? »

O que acontece às minhas dívidas se eu pedir falência? »

Como lidar com a insolvência pessoal »

 

 

Maria Garcês
como Sair da Lista Negra do Banco de Portugal - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 17 days 3 months 3 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Melhor resposta:

Anónimo

AnónimoResposta há 25 days 11 months 3 years

Boa noite,
Em 2002 infelizmente fiquei desempregado. E a minha conta como era conta ordenado, ficou a negativo cerca de 750€. Na altura não consegui pagar e a verdade é que o tempo tem passado. O banco inicialmente ainda durante cerca de 6 meses enviou-me cartas mas desde essa altura não me disse mais nada.
Voltei a trabalhar em 2005 e a verdade é que á pouco tempo tentei fazer um empréstimo para comprar um carro e foi-me negado. Disseram que era por ter algo no Banco de Portugal. Quando pedi o mapa lá vinha o registo de "crédito abatido ao activo". Podem me explicar o que significa, isto fica para sempre? Obrigado

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Anónimo

AnónimoResposta há 24 days 9 months 3 years

Entende-se por crédito abatido ao activo o crédito em situação de incumprimento de pagamento persistente, normalmente por muito tempo, que por isso foi retirado do ativo da entidade participante. No entanto, existem ainda expectativas de cobrança. Deve contactar o seu banco e tentar resolver essa SITUAÇÃO. Enquanto não o fizer, o seu nome estará referenciado no Banco de Portugal como devedor e por isso não conseguirá obter nenhum crédito. Qualquer questão contacte-nos por email para info@meuportalfinanceiro.pt.

  • 0
  • 0
  • Denunciar

Outras respostas: (4)

Mª.Alice Barata

Mª.Alice BarataResposta há 24 days 2 months 3 years

Boa tarde,
com o credito abatido ao activo ainda corro o risco de penhoras?
eu tenho conta bancaria e deixei de a utilizar porque o que lá punha ficada penhorado,mas com esta nova situação,continua a existir esse risco e o de penhora de outros bens,tipo ordenado,ou já não corro esse risco?
não posso fazer créditos,mas e o resto?
Obrigada

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Anónimo

AnónimoResposta há 26 days 5 months 3 years

Boa Noite,
Os bancos não abrem conta bancaria, se tiver o nome sujo no Banco de Portugal?
Obrigada

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Anónimo

AnónimoResposta há 22 days 7 months 3 years

A situação de crédito renegociado no Mapa de Responsabilidades de Crédito do BP é uma condenação a ficar sem qualquer tipo de crédito até esse emprestimo estar completamente liquidado. é o que a Cofidis me está a fazer por má fé. não renegoceiem contratos com a Cofidis. é preferivel irem para tribunal que ao menos não ficam de mãos atadas.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt