• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Existem diversas alternativas para reduzir os custos do seu crédito habitação

Conheça algumas alternativas que poderão fazer o valor da sua prestação mensal do seu crédito habitação cair perto de 30%.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Simulação das melhores taxas para Crédito à Habitação!

Simulação das melhores taxas para Crédito à Habitação!

Em menos de 1 minuto, gratuito e sem compromisso.

0
0

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com e pelos nossos Parceiros
SIMULAR

Como renegociar o seu crédito habitação

Existem diversas alternativas para reduzir os custos do seu crédito habitação
  • Aumento do prazo
  • Redução da taxa de juro
  • Negociação de período de carência
  • Atribuição de valor residual

Um dos ativos mais importantes de uma grande parte da população portuguesa consiste na sua habitação. Por motivos diversos, os portugueses foram forçados ou empurrados para a compra de uma habitação própria. Infelizmente, a dimensão do investimento obrigou as famílias portuguesas a endividar-se por muitos e longos anos.

 

A crise atual com os seus cortes de benefícios sociais, cortes salariais, aumentos de impostos e subida de desemprego levaram cada vez mais famílias a ter dificuldade no pagamento dos seus créditos. Primeiro vem o incumprimento nos créditos pessoais. Depois, o último reduto é o incumprimento no crédito habitação.

 

Apesar do aumento do incumprimento, há soluções ao seu dispor para poupar no crédito habitação:

 

O referido aumento do incumprimento tem levado os bancos a ter uma maior abertura para a negociação com os seus clientes. Aliás, em muitos casos esta abertura é imposta por lei (como as leis do PARI e do PERSI).

 

Existindo esta abertura, é possível negociar diversas soluções

 

Aumento do prazo – A primeira alternativa consiste no aumento do prazo do empréstimo. Na prática, irá ficar mais tempo a pagar o crédito (pelo que pagará mais juros). No entanto, esta solução pode ser a diferença entre cumprir ou não cumprir com o contrato de crédito.

 

Redução da taxa de juro – É sempre possível tentar baixar o custo do crédito. No entanto, na maioria dos casos este cenário é impossível, na medida em que a maioria dos contratos foi feita com spreads muito reduzidos.

 

Negociação de um período de carência de capital – A prestação financeira é composta por amortização de capital e pagamento de juros. É possível pedir ao seu banco que, durante algum período, apenas irá pagar juros. Naturalmente que passado esse período irá ter uma prestação superior.

 

Aprovação de um valor residual – Como o período de carência, a aprovação de um período residual irá baixar a sua prestação. Neste caso, irá “atirar” a amortização de parte do crédito para o final do prazo. Atenção que nessa altura terá de pagar uma tranche expressiva ao seu banco…

 

Existem diversas alternativas para reduzir o seu endividamento. Sugerimos que consulte um dos nossos especialistas para ver qual a melhor alternativa para o seu caso. Em qualquer dos casos, faça uma análise adequada ao seu orçamento familiar e corte ao máximo os seus custos de modo a libertar dinheiro para repagar as suas dívidas.

 

Leia também

Fatores a ter em conta na contratação de um crédito habitação »

Como pedir um crédito habitação »

Simulador de crédito habitação »

Maria Garcês
como renegociar o seu crédito habitação - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 8 days 5 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt