• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

10 regras básicas para poupar energia a curto e longo prazo

Um estilo de vida baseado na poupança, deve ser direcionado em todos os sentidos, como tal, não basta apenas "cortar" nas despesas de supermercado e de lazer. Podemos e devemos também poupar nas nossas despesas fixas ao final do mês como água, luz, gás, etc. 

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Simulação das melhores taxas para Crédito Consolidado!

Simulação das melhores taxas para Crédito Consolidado!

Em menos de 1 minuto, gratuito e sem compromisso.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.pt e pelos nossos Parceiros
SIMULAR

Como poupar com a Cláudia: 10 formas de poupar energia

10 regras básicas para poupar energia a curto e longo prazo

 

1º No verão, baixe os estores durante o dia, assim impedirá o calor de entrar, e no inverno faça o contrário, mantenha os estores abertos para que o sol possa aquecer a casa. Desta forma evita ter de ligar aquecedores ou ventoinhas consoante a altura do ano.

 

2º Tenha o hábito de desligar a luz sempre que sai de uma divisão para a qual não vai voltar tão cedo. Incuta o mesmo hábito nos seus filhos, optando por luzes de presença, se tiverem medo do escuro.

 

3º Troque as lâmpadas tradicionais por lâmpadas de baixo consumo ou lâmpadas LED, têm um custo maior, no entanto consomem menos energia e a sua duração é muito superior face às tradicionais.

 

4º Quando adquirir um eletrodoméstico, escolha  os modelos com a maior eficiência energética (classe A ou A+) o investimento inicial pode ser maior, mas a longo prazo a poupança também será.

 

5º Crie o hábito de desligar os botões de standby, quando os eletrodomésticos não estão a ser utilizados. Se estiverem ligados a uma tomada múltipla, opte por desligar no botão On/Off, assim deixará de consumir energia.

 

6º Depois de carregar o telemóvel, MP3, recarregar pilhas ou outros, não  deixe os carregadores na tomada, pois continuarão a consumir energia.

 

7º Ponha as máquinas de lavar roupa e de lavar loiça a funcionar apenas quando estiverem cheias. Caso não seja possível, opte por ciclos de meia carga.

 

8º O frigorífico é dos eletrodomésticos que mais energia consume, por isso, evite abrir e fechar muitas vezes as portas. Manter estas portas abertas, fará o aparelho perder frio e aumentar a fatura da luz. Ao fazer as suas compras de supermercado, opte por juntar todos os produtos frescos e colocá-los de uma só vez no frigorifico.

 

9º Quando passar a ferro, tente passar uma quantidade generosa de roupa, assim evita andar sistematicamente a ligar e desligar o ferro. Contudo, antes de ligar o ferro de engomar separe as roupas que necessitam de maior e menor quantidade de calor, comece sempre pelas peças mais sensíveis e vá aumentando a temperatura à medida que a roupa necessita, assim evita aumentar e baixar a temperatura várias vezes seguidas.

 

10º Se possível opte por instalar painéis solares na sua casa, o valor é bastante elevado, mas a longo prazo não só poupará na conta da luz, como poderá ainda vender a energia produzida pelo painel.

 

Veja também este artigo sobre obras em casa que lhe podem trazer mais retorno que qualquer investimento bancário

 

Maria Garcês
como poupar com a Cláudia: 10 formas de poupar energia - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 1 days 9 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt