• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Como organizar o orçamento familiar

Sistema de Alarmes para sua Casa

Sistema de Alarmes para sua Casa

Solicite o seu orçamento gratuito e proteja o que lhe é mais precioso

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.pt e pelos nossos Parceiros
Enviar
Planear o orçamento familiar é cada vez mais uma necessidade

Administrar o orçamento familiar  não é fácil. As despesas multiplicam-se e os meios para lhes dar resposta são cada vez mais escassos. Ordem, contenção e esforço são palavras de ordem para um orçamento familiar.

 

Como fazer o orçamento familiar

 

Comece por identificar e apontar todos as receitas e todas as despesas. Não deixe nenhuma de fora. Englobe tanto as receitas fixas (como salário e rendas) como as receitas variáveis (trabalho extra e vendas). De igual modo, anote as despesas fixas (créditos, condomínio, escola, seguros, transportes) e as despesas variáveis (alimentação, férias, vestuário, lazer, telecomunicações, etc.).

 

Faça um saldo entre os rendimentos e as despesas. Se as despesas forem consideráveis, pondere fazer reajustes, nomeadamente nas despesas variáveis, que são aquelas que permitem alcançar a poupança. Pode entre muitas possibilidades optar por férias mais baratas, assistir apenas aos melhores espetáculos, comprar com precaução no supermercado, levar o almoço para o local de trabalho, comprar roupa somente em altura de saldos, tarifários mais baratos de telecomunicações, etc.

O orçamento familiar que delineou será a base para controlar as despesas e para tomar decisões financeiras relevantes, como compras avultadas ou a educação dos filhos.

 

Orçamento familiar ideal

 

Um exemplo de divisão ideal do orçamento familiar é o seguinte:

 

 

Cada família terá obviamente as suas despesas e as suas necessidades de poupança próprias. Assim, haverá lugar a diferentes percentagens de rendimento que deverão ser destinadas às devidas necessidades. O importante é não deixar nunca, em qualquer circunstância, as despesas ultrapassarem os rendimentos, para evitar endividamentos.

Estabelecer objetivos claros para a poupança é a chave de qualquer orçamento familiar. 

 

Leia também:

Como ganhar dinheiro extra? »

O que acontece às minhas dívidas se eu pedir falência? »

A sua opinião é importante.

Nome O seu comentário

Este espaço é seu: partilhe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

Enviar comentário
Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt