• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Alguns cuidados a ter no preenchimento das declarações amigáveis

Seja rigoroso e honesto na sua declaração amigável. Acidentes acontecem e é para eles que existem os seguros.

Seguro Automóvel à medida do seu carro...e do seu bolso!

Seguro Automóvel à medida do seu carro...e do seu bolso!

Compare os melhores LowCost de Luxo. Grátis e sem compromisso.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com e pelos nossos Parceiros
SIMULAR

Como fazer uma declaração amigável

Alguns cuidados a ter no preenchimento das declarações amigáveis
  • Utilize o bom senso e seja honesto e factual na declaração;
  • Pode ser necessário chamar as autoridades!
  • Não se esqueça dos prazos de entrega
Todos conhecem as dores de cabeça que envolvem os sinistros na estrada. Com ou sem culpa, o preenchimento das declarações e as burocracias associadas acabam por ser demasiado incómodas. Na realidade, a procura pelo seguro de automóvel mais barato leva muitas pessoas a escolher algumas seguradoras online que acabam por dar menos serviço, algo particularmente importante quando falamos de sinistros.

Utilize o bom senso:


No caso de um acidente automóvel sem feridos é fundamental o recurso ao bom senso e à honestidade. Acidentes acontecem e deverão ser devidamente documentados para que as seguradoras possam indemnizar os lesados. Chegado a um consenso quanto às responsabilidades pelo acidente, deverão preencher a declaração amigável onde deverá constar:

  • Identificação exata dos intervenientes e suas seguradoras;
  • Descrição factual pormenorizada do acidente;
  • Identificação de possíveis testemunhas e seus contactos.

Utilize o seu smartphone:


A democratização dos smartphones e telefones com máquinas fotográficas pode ser um importante aliado. Se possível, tire fotografias ao acidente, ao local, aos danos visíveis nos veículos. Estas fotografias poderão ser muito úteis como prova junto das seguradoras.

Alguns cuidados no local do sinistro:


Crie o hábito de ter sempre consigo as folhas de declaração amigável. No caso de faltar a folha, utilize um documento em branco e faça uma réplica de uma declaração amigável — identifique os intervenientes e seguradoras, identifique os veículos, faça descrição factual pormenorizada do acidente e identifique testemunhas. Não se esqueça de que o documento deve ser assinado pelos dois condutores e encaminhado para a seguradora.

Feita a declaração, não se esqueça de identificar o nome e morada de uma oficina para que possa ser feita a peritagem ao acidente. Vários seguros permitem ao condutor escolher a oficina, escolhendo assim os mecânicos da sua confiança.

Quanto chamar as autoridades?


Na maioria dos casos existe um consenso entre os dois condutores pelo que é possível fazer a declaração amigável do sinistro. No entanto, pode ser necessário chamar as autoridades quando:

  • Não existe consenso quanto às responsabilidades;
  • Um dos condutores recusa assinar a declaração;
  • Existência de feridos;

A polícia irá elaborar um auto de ocorrência que será necessário para que as seguradoras possam avaliar as responsabilidades e decidir quanto ao pagamento das indeminizações.

Em qualquer dos casos, nunca se esqueça que a participação deverá ser efetuada até oito dias depois do acidente. Podem existir exceções. No entanto, procure respeitar este prazo se quer garantir que terá uma resolução favorável do seu sinistro.

Maria Garcês
como fazer uma declaração amigável - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 19 days 1 months 3 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt