• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Certificados de Aforro ou Depósitos a Prazo

O investimento em certificados de aforro pode ser mais interessante do que num depósito a prazo. Perceba porquê.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Investimentos mais rentáveis: saiba onde o seu dinheiro vale mais!

Investimentos mais rentáveis: saiba onde o seu dinheiro vale mais!

Compare os Investimentos com as taxas mais competitivas do mercado!

SIMULAR

Certificados de Aforro Vs. Depósitos a Prazo. O que escolher?

Certificados de Aforro  ou Depósitos a Prazo
  • Os certificados de aforro têm menos risco
  • Os certificados de aforro têm mais liquidez
  • Os certificados de aforro têm taxas de juro mais interessantes
Ao comparar os certificados de aforro com os depósitos a prazo, a primeira ideia que se pode ter é que se tratam de dois produtos muito semelhantes. Se é verdade que partilham algumas características, existem três variáveis que, quando consideradas, podem fazer a balança tender para o lado dos certificados de aforro.

O risco

Para montantes abrangidos pelo Fundo de Garantia de Depósitos (até 100 mil Euros), o nível de risco dos depósitos é semelhante ao dos certificados de aforro. Ou seja, na hipótese de o banco falir, se as poupanças forem até 100 mil Euros, o Estado garante esse valor.

No entanto, para valores superiores, ou até considerando os temas "risco banco" e "risco país", é tendencialmente mais fácil um banco incumprir com os pagamentos do que um Estado (que tem sempre a possibilidade de aumentar impostos).

Liquidez

Também no caso da liquidez acaba por valer mais a pena o investimento em certificados de aforro. Caso precise de recuperar o dinheiro antes do vencimento do depósito a prazo, a probabilidade de ser penalizado nos juros, em parte ou na totalidade, é grande. Já no caso dos certificados de aforro, e dado que o período de contagem dos juros é o trimestre, arrisca apenas os juros desse trimestre e não os outros já acumulados.

Taxas de retorno

Relativamente às taxas de juro, e excluindo os depósitos promocionais de alguns bancos, sobretudo os com presença maioritariamente online (ActivoBank, BancoBest, BancoBig), as taxas de retorno dos certificados de aforro costumam ser mais interessantes. A diferença não é muita, mas todos os cêntimos contam. Adicionalmente, e dado que a Euribor tem subido, as taxas também crescem ... tendência inversa é o que se passa com os depósitos dos bancos.

Em resumo, embora tendo muitas semelhanças entre si, sobretudo quando comparado com outro tipo de produtos, os certificados de aforro são mais favoráveis do que os depósitos a prazo em três métricas fundamentais: risco, taxa de juro e liquidez.


Leia também
Maria Garcês
certificados de Aforro Vs. Depósitos a Prazo. O que escolher? - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 12 days 5 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt