• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Cartão de Crédito: A verdadeira definição

Sabia que o crédito do cartão de crédito é revolving? Saiba isto e muito mais no artigo que se segue, percebendo o que é e como funciona o cartão de crédito.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
À procura dos Cartões Bancários com mais vantagens?

À procura dos Cartões Bancários com mais vantagens?

Compare de forma clara, simples e gratuita as soluções de Cartões que mais se adequam a si.

SIMULAR

O que é um cartão de crédito?

Cartão de Crédito: A verdadeira definição
  • O crédito do cartão de crédito visto à lupa.

O que é um cartão de crédito?


O cartão de crédito é um produto que lhe permite pagar bens e serviços e fazer o pagamento posteriormente.

Apesar de muitas pessoas o utilizarem como forma de pagamento, este produto é também uma alternativa ao tradicional crédito ao consumo já que a fórmula é a mesma, mudando apenas os custos.
O cartão de crédito oferece ao seu usuário a possibilidade de usufruir de um montante pré-estabelecido, intitulado de plafond de crédito.

Quando utiliza esse plafond, está, no fundo, a recorrer a um crédito que restabelece cada vez que faz o pagamento do montante utilizado anteriormente. Ou seja, o cartão de crédito tem como base o crédito revolving já que cada vez que faz o pagamento do crédito utilizado, este passa a estar novamente disponível no seu cartão de crédito.

Tipos de cartões de crédito existentes


  • Cartão de crédito Institucional

Este tipo de cartão de crédito é o mais comum, emitido pelo banco onde possui a sua conta à ordem. Na maioria das vezes, este cartão de crédito pode ser também utilizado como débito, ou seja, possui uma dupla função.
O limite de crédito deste cartão irá depender do movimento da própria conta sendo que, inicialmente, o plafond é mais baixo e poderá ir subindo de acordo com a utilização e movimentação da sua conta.

  • Cartão de Crédito partilhado

Este tipo de cartão de crédito é bastante utilizado pelas marcas. Ou seja, muitas marcas colocam o seu logotipo no próprio cartão de crédito e, assim, fidelizam os clientes do banco em causa à sua marca.

Exemplo: Recentemente, a Banif emitiu um cartão de crédito da Hello Kitty. Se por um lado respondeu ao público feminino, por outro fidelizou os clientes Banif à marca Hello Kitty.

  • Cartão de crédito Pré-pago

Neste tipo de cartão de crédito, o plafond é definido pelo próprio utente, creditando um determinado valor na quantia. Desta forma, consegue planear os seus gastos.
Muitas vezes, é neste tipo de cartão de crédito que os pais creditam a mesada dos filhos, garantindo assim que não se ultrapassam os limites do razoável, ao mesmo tempo que dão a liberdade da gestão rigorosa do dinheiro aos mais novos.

  • Cartão de Crédito Fidelidade

Grande parte das lojas, neste momento, possuem cartões de crédito que permitem aos seus clientes fazer compras a crédito.
Exemplo disso, é o cartão da Worten que oferece um cartão de crédito aos seus clientes e a possibilidade de pagar as suas compras de forma faseada, sendo que em alguns casos é possível ter acesso a crédito gratuito.

Como pedir um cartão de crédito?


- Cartão de crédito conta bancária

Se possuir uma conta à ordem, para solicitar um cartão de crédito apenas necessita de deslocar-se ao seu banco - ou através do portal do mesmo - e solicitar este produto.

Após análise do seu processo, o seu banco emitirá um contrato que deverá ser assinado por si, garantindo assim que possui todas as informações necessárias para a consciente utilização deste produto.

Depois, deverá entregar cópias do seu BI/Cartão de Cidadão, NIF, comprovativo de morada e NIB, associando assim o seu cartão de crédito à sua conta à ordem.

- Cartão de crédito sem conta obrigatória

Existe a possibilidade de adquirir um cartão de crédito que não tenha nada a ver com a sua instituição bancária.

Por exemplo, quem costuma frequentar centros comerciais já está habituado à ideia de ver comerciais do Barclays a «vender» os seus cartões. Com estes cartões, não precisa mudar de banco, apenas deverá fornecer o seu NIB para que os pagamentos sejam debitados da sua conta usual.

Modalidades de pagamento

A data para o pagamento do valor utilizado no cartão de crédito é combinada entre a instituição de crédito e o cliente e no dia combinado o cliente deve pagar o valor pré-acordado, mediante a modalidade escolhida.

São duas as modalidades de pagamento do cartão de crédito:

  • 100%: Ao fazer o reembolso da totalidade do valor utilizado no seu cartão de crédito, ficará isento de juros
  • Parcial: Se optar por fazer o pagamento faseado do valor utilizado, deverá ter que pagar juros e quanto menos pagar mensalmente, maior será a taxa de juro aplicada, tornando o crédito muito mais caro.

>Condições de contrato de cartão de crédito
O contrato-quadro contem todas as condições inerentes à utilização do cartão de crédito, quer ao nível do cliente, quer da instituição.

Antes de assinar o contrato do cartão de crédito, o cliente tem direito a ser informado sobre todas as condições da utilização deste produto e essas mesmas informações devem fazer parte da FIN — Ficha de Informação Normalizada, assim como no contrato propriamente dito.

O contrato divide-se em:
  • Condições gerais que definem as regras que se aplicam a este contrato, nomeadamente a anuidade e as taxas de juro.
  • Condições particulares que permitem identificar o titular do cartão de crédito e o plafond definido.

O contrato de cartão de crédito não tem um prazo limite e isso significa que a instituição de crédito pode alterar as condições definidas anteriormente. No entanto, estas informações devem ser comunicadas ao cliente com dois meses de antecedência.

Após receber esta comunicação, o cliente pode recusar as alterações e isso significa a anulação do contrato, pagando o cliente os valores em dívida.

Deveres de quem possui cartão de cartão de crédito Quais são os deveres do cliente relativamente ao cartão de crédito?

Antes de assinar o contrato do cartão de crédito, o cliente deve fornecer informações verdadeiras à instituição de crédito. Desta forma, a instituição poderá avaliar o risco associado ao cliente.
  • O cliente tem obrigação de cumprir com os pagamentos das prestações e outros custos relacionados com o cartão de crédito. Caso o cliente não cumpra com os seus compromisso, a instituição de crédito pode cancelar o contrato, depois de ter dado 15 dias para que o cliente regularize a situação em dívida.
  • A utilização do cartão de crédito deve ser feita de acordo com as condições iniciais, tomando medidas promover a segurança e qualidade dos dispositivos.

Dica: Por se tratar de uma variante do crédito ao consumo, a utilização de cartão de crédito pode estar sujeita ao pagamento de juros. Assim, é importante que tenha em atenção os seguintes aspetos:

  • Se pretende pagar o crédito a 100%: Se para si faz sentido ter um cartão de crédito e pagar o valor utilizado de forma total, escolha um cartão com anuidade mais barata ou gratuita.

  • Se pretende fasear o crédito: Se a sua ideia é utilizar o plafond disponibilizado e pagá-lo em prestações, escolha o cartão de crédito que apresente uma TAEG mais acessível.

Leia também:
Maria Garcês
o que é um cartão de crédito? - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 21 days 4 months 3 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt