• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Um produto altamente apetecível para o banco e muito perigoso para o cliente

A conta-ordenado quando bem utilizada pode ser uma importante ferramenta de gestão financeira. Contudo, os perigos estão à espreita…

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Simulação das melhores taxas para Crédito Pessoal!

Simulação das melhores taxas para Crédito Pessoal!

Em menos de 1 minuto, gratuito e sem compromisso.

12
96

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com e pelos nossos Parceiros
SIMULAR

Benefícios e perigos da conta-ordenado

Um produto altamente apetecível para o banco e muito perigoso para o cliente
  • Algumas vantagens visíveis para o cliente
  • Convite à contratação de um crédito
  • Cuidado com o crédito fácil…

É simples perceber os produtos financeiros que são mais apetecíveis para as instituições financeiras. Facilmente analisamos as estratégias de comunicação e marketing e as campanhas em vigor e identificamos aqueles produtos que deverão gerar mais comissionamento para o banco (no curto ou no médio-longo prazo).

 

Um dos produtos mais apetecíveis para os bancos é a conta-ordenado. Aquelas contas que nos “oferecem” algumas vantagens em troca da domiciliação do nosso vencimento…

 

Quais as vantagens para os clientes?

 

A conta-ordenado costuma ter associado um conjunto de ofertas que poderão ter valor para o cliente. À partida, a isenção de algumas comissões poderá desde já ser vantajosa, na medida em que pode permitir poupar mais de 50€ por ano (manutenção de conta, transferência, entre outras).

 

Quando bem utilizado, o descoberto autorizado pela conta-ordenado pode ser uma boa ferramenta para a sua gestão financeira. No entanto, como todas as linhas de crédito, deverá ser utilizado com cautela e com reduzida frequência. É muito tentador ter o dinheiro disponível… e utilizando o mesmo cartão de débito…

 

Quais os motivos pelos quais os bancos gostam das contas-ordenado?

 

Os bancos são muito adeptos das contas-ordenado por diversos motivos, sendo de destacar:

 

  • Fidelização de um cliente que tendencialmente não irá transferir o dinheiro para fora da conta. Deste modo, deverá realizar as suas compras e constituir as suas poupanças naquele banco, tornando-se um cliente altamente rentável;

  • Disponibilização de uma linha de crédito pré-aprovada, com taxas de juro perto das taxas máximas definidas na lei (em Maio de 2014 a taxa máximo é de 22,10%).

 

Cuidado com o crédito fácil!

 

Nunca é demais reforçar que o crédito quando bem utilizado pode ser uma boa ferramenta de gestão das finanças no quotidiano. No entanto, é sabido que muitos problemas financeiros graves, que depois levam à renegociação de créditos, à consolidação de créditos, às penhoras ou mesmo à insolvência, começaram com um simples e inofensivo descoberto bancário…

 

Não se esqueça que o banco não é seu amigo. O gestor de cliente é um comissionista que pretende vender-lhe os serviços que originam maior comissão… ele também tem de alimentar a sua família.

 

Leia também

Lista negra do Banco de Portugal Online »

Cinco dicas para não ser apanhado na insolvência pessoal »

O melhor banco para fazer um crédito consolidado »

Maria Garcês
benefícios e perigos da conta-ordenado - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 8 days 5 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt