• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Sistema de Alarmes para sua Casa

Sistema de Alarmes para sua Casa

Solicite o seu orçamento gratuito e proteja o que lhe é mais precioso

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.pt
Enviar

Aprenda a gerir o seu orçamento familiar

Torne-se um gestor activo do seu orçamento familiar.

Divida as suas despesas por categorias

Comece por dividir as suas despesas por categorias, por exemplo, alimentação, vestuário, casa, saúde, transporte, cuidados pessoais, dívidas, educação, viagens, roupas, presentes, material de escritório, poupança, impostos e entretenimento. Estas são apenas sugestões de categorias às quais pode acrescentar outras correspondentes às suas necessidadades ou, por outro lado, retirar categorias que não se ajustam à sua realidade.

Se desejar, poderá ainda dividir as categorias em subcategorias como contas de cartão de crédito, seguros de automóveis, ginásio, gasolina, taxas bancárias entre tantas outras possibilidades. O importante é que no final todas as suas despesas estejam contabilizadas no seu orçamento e que tenha um espaço em branco para preencher com todos os valores que saem da sua conta bancária.

 

Anote todas as despesas, mesmo aquele café a meio da manhã

Depois de ter feito a grelha, comece a usá-la. Aponte e preencha com todas as despesas na categoria ou sub-categoria correspondente. As despesas fixas não mudam, mas as despesas variáveis como electricidade ou gás devem ser anotadas para que se tenha noção das alterações dos gastos de mês para mês.

 

Some tudo e faça as contas com o seu salário

No final do mês, some todas as categorias e subcategorias. O resultado, se tiver preenchido todas as despesas, é o valor correspondente aos seus gastos médios mensais. Agora subtraia este resultado do seu salário, esperando que as despesas sejam inferiores às receitas.

O valor que obteve corresponde ao dinheiro que conseguirá "poupar" em média todos os meses. Se o valor é muito baixo, analise todos os gastos que teve e faça ajustes e cortes. Agora que sabe como é que o dinheiro sai e para onde vai, está nas suas mãos controla-lo e evitar os gastos desnecessários que à primeira vista parecem insignificantes, mas a uma escala mensal pode ter grande impacto no seu orçamento familiar.

 

Poupança de energia que se sente »

À proucra de negócios rentáveis? »


Maria Garcês
aprenda a gerir o seu orçamento familiar - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 19 days 4 months 3 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt