• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

A vida de José Sócrates em destaque.

José Sócrates polémico e desconcertante. Quais foram os casos mais polémicos e quais foram os pilares do tempo de mandado.

 

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Simulação das melhores taxas para Crédito Pessoal!

Simulação das melhores taxas para Crédito Pessoal!

Em menos de 1 minuto, gratuito e sem compromisso.

12
96

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com e pelos nossos Parceiros
SIMULAR

A vida de Sócrates: Polémicas e Pilares

A vida de José Sócrates em destaque.
  • Ao fim de 2 anos longe do mediatismo, Sócrates voltou para uma entrevista à RTP.

 

Polémicas: muitas e não provadas


Politicamente, a vida de José Sócrates foi pautada por diversas polémicas, acusações e controvérsias. Assumindo o cargo de Primeiro-Ministro em 2005, José Sócrates começou por ser atacado logo dois anos depois, no caso Independente, o qual já foi descrito anteriormente. A licenciatura do político foi posta em causa mas o inquérito às denúncias foi arquivado por não existirem fundamentos para a acusação.

Também o computador Magalhães se tornou um tema central, em 2008, já que o projeto impulsionado por José Sócrates tinha como produtor uma empresa com suspeita de fraude fiscal. A J.P. Sá Couto rejeitou todas as acusações e de imediato se levantaram questões jurídicas sobre a forma de contratação pública previstas no acordo entre o Governo e a empresa.

Sócrates foi ainda duramente criticado pela sua incapacidade de falar outras línguas que não o português. O seu nível de inglês era fraco e quando tentou discursar em espanhol numa reunião oficial em Madrid, manchou a sua imagem misturando português e espanhol.

O alegado favorecimento no caso Freeport também foi bastante badalado, mas José Sócrates nunca foi pronunciado arguido, apesar de em tribunal, uma testemunha - Alan Perkins, antigo administrador da empresa proprietária do Freeport de Alcochete - ter afirmado não ter qualquer dúvida que José Sócrates estaria envolvido no esquema de licenciamento do empreendimento.

O processo Face Oculta também assombrou a governação do ex-Primeiro-Ministro, quando a polícia relata conversas entre Sócrates e Armando Vara, um dos suspeitos do caso. Ambos negam que as conversas tenham tido carácter empresarial, sendo sim conversas entre amigos.

Durante o seu primeiro mandato, José Sócrates é acusado de controlar a comunicação social, recorrendo a estratégias de censura e perseguição.

Duras criticas foram tecidas também quando Sócrates decidiu fumar um cigarro a bordo de um avião da TAP, fretado para fazer a ligação entre Portugal e a Venezuela. O então Primeiro-Ministro afirmou desconhecer que estava a violar a lei.

 

Os pilares


Enquanto Primeiro-Ministro, a vida de José Sócrates foi pautada, como já se viu, por momentos de tensão e crítica. O político considera-se alvo de perseguição política e acusa vários políticos e jornalistas de acusações infundadas. À margem de todos estes cenários, os governos de Sócrates assentou em alguns pilares fundamentais e que, mal ou bem, marcaram o rumo do nosso país. Desde logo, o executivo apostou na reforma administrativa, desburocratizando o setor público e criando o SIMPLEX - Programa de Simplificação Administrativa e Legislativa. A política fiscal de Portugal melhorou com um aumento constante do número de contribuintes e do crescimento da quantidade recebimento das propinas (impostos) do Estado, com Sócrates a Primeiro-Ministro e Teixeira dos Santos a Ministro das Finanças. Mas isto não foi suficiente para travar a dívida pública e o défice.

O Governo de Sócrates apostou também no Plano Tecnológico, com o objetivo de aumentar a vantagem competitiva de Portugal através da modernização da economia do País. O plano consistia em três áreas principais: conhecimento, tecnologia e inovação. Foi lançado um computador exclusivo para crianças – Magalhães -, apostou-se na formação e certificação de competências de adultos e fez-se um avultadíssimo investimento em escolas, construindo-as e dotando-as das mais eficientes e modernas tecnologias.

Os transportes e o seu desenvolvimento também foi outra das medidas tomadas pelo executivo de José Sócrates. A aprovação para a construção de um novo aeroporto em Lisboa e do Comboio de Alta Velocidade marcaram a agenda deste Governo. Ambos os projetos continuam a ser discutidos, mas a sua execução não tem data prevista.

Mas com este Governo também se legalizou o Aborto, prestando mais apoio e cuidados a quem toma esta decisão, igualaram-se os direitos de mães e pais, legalizou-se o casamento homossexual e expandiu-se as forças policiais, admitindo novos recrutas e dotando as corporações de mais e melhores ferramentas de combate ao crime.  

 

Anterior 2/2

 

Maria Garcês
a vida de Sócrates: Polémicas e Pilares - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 28 days 10 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt