• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

A dação pode acabar por completo com as suas dívidas. Conheça as suas potencialidades

Não sendo uma solução milagrosa, a dação em cumprimento pode reduzir o seu endividamento. A “entrega da casa ao banco” é uma prática cada vez mais comum mas nem sempre são conhecidos os seus perigos e potencialidades

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Simulação das melhores taxas para Crédito Consolidado!

Simulação das melhores taxas para Crédito Consolidado!

Em menos de 1 minuto, gratuito e sem compromisso.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.pt
SIMULAR

A dação em cumprimento

A dação pode acabar por completo com as suas dívidas. Conheça as suas potencialidades
  • Depois de um brutal corte de custos a dação pode ser a única solução!
  • A entrega da casa ao banco nem sempre compensa;
  • Procure um aconselhamento experiente.

Nos últimos três anos as famílias portuguesas tiveram um curso forçado de finanças pessoais. Todos os cortes que sofreram levaram as famílias a reinventar-se. Deu-se um ajuste brutal, com um grande nível de corte de custos, seja na eletricidade, na água, no supermercado ou nos transportes.

 

Apesar dos cortes de custos, muitas vezes torna-se impossível cumprir com as obrigações de crédito. Infelizmente, depois da consolidação ou da renegociação de créditos e de o nome ficar manchado no Banco de Portugal, é necessário “entregar a casa ao banco”.

 

O que significa a Dação em Cumprimento?

 

A dação é uma figura do direito que possibilita que um credor aceite do seu cliente devedor receber um objeto para cumprimento parcial ou integral de uma obrigação pecuniária. Por outras palavras, permite que o devedor extinga uma obrigação de pagamento de forma diferente do que estava estabelecido originalmente.

 

Entregar a Casa ao Banco compensa?


Não respondendo diretamente, dizemos-lhe que os bancos só aceitam as casas em troca do pagamento da dívida se quiserem. Naturalmente que o mesmo será dizer que só aceitam se for vantajoso. Na maioria dos casos, se é vantajoso para o banco é desvantajoso para o cliente.

 

Dito isto, existem algumas situações em que a entrega da casa é a melhor alternativa. Pode extinguir uma dívida ou, pelo menos, reduzir os encargos de forma significativa. Neste caso, o valor que fica em falta é pago num contrato com as mesmas condições que o contrato antigo (quer em termos de prazo quer de taxa de juro).

 

Infelizmente, no caso do crédito habitação, a dação implica que a pessoa fique sem a casa (pelo que terá de encontrar uma casa arrendada) e mesmo assim continua a pagar a dívida. Pode ser oneroso, mas pode ser o último reduto antes da insolvência.

 

Para um melhor aconselhamento sugerimos a consulta a um dos nossos especialistas ou a visita a um advogado experiente.

 

Leia também

Como pedir insolvência »

5 dicas para não ser apanhado pela insolvência pessoal »

Maria Garcês
a dação em cumprimento - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 19 days 4 months 3 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt