• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Identifique os seus créditos com cuidado

Todos os créditos têm quatro características que importa conhecer e identificar com cautela. O diagnóstico dos seus créditos e características é meio caminho andado para reduzir o endividamento.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Simulação das melhores taxas para Crédito Pessoal!

Simulação das melhores taxas para Crédito Pessoal!

Em menos de 1 minuto, gratuito e sem compromisso.

12
96

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com e pelos nossos Parceiros
SIMULAR

4 características de todos os créditos pessoais

Identifique os seus créditos com cuidado
  • Finalidade
  • Montante
  • Prazo
  • Taxa de Juro

Uma das tarefas principais das pessoas que querem reduzir o seu endividamento consiste na identificação precisa de todos os seus créditos e respetivas características. Parece muito simples e até potencialmente ofensivo. Contudo, acredite que muitas pessoas não sabem quantos créditos têm e muito menos quais as suas características.

 

Para o ajudar neste exercício, tem ao seu dispor desde Outubro de 2013 o acesso ao Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal (pode consultar em www.bportugal.pt).

 

Tendo acedido ao mapa, com recurso as credenciais de acesso ao portal das finanças (nomeadamente o Número de Identificação Fiscal e a senha de acesso ao portal das finanças), sugerimos que identifique quatro grandes características de todos os créditos:

 

Finalidade – Qual o motivo que o levou a contrair cada um dos créditos? Foi para o pagamento de uma viagem? O pagamento de um automóvel? Ou simplesmente para pagar a prestação de outro crédito?

 

Na realidade, são muitas as pessoas que pagam prestações de créditos com novos empréstimos, agravando assim os seus problemas financeiros (a solução deverá passar pela renegociação de créditos);

 

Montante – O valor inicial do empréstimo e o valor que tem atualmente em dívida. É uma informação simples de obter e o seu conhecimento irá ajudá-lo a fazer o diagnóstico do seu endividamento total.

 

Prazo – Até quando terá de pagar cada um dos seus empréstimos?

 

Taxa de juro – Qual o custo que suporta com cada um dos seus créditos. É uma informação de grande relevo, especialmente quando pretende decidir qual o crédito que irá pagar antecipadamente. A nossa sugestão passa sempre por ordenar todos os seus créditos com base naquele que tem a taxa de juro mais elevada.

 

Esperamos que não tenha nenhuma surpresa com o diagnóstico que lhe propomos. Para terminar, sugerimos que marido e mulher consultem os mapas um do outro pois estes mapas costumam ser diferentes. Um diálogo cuidadoso e com amor irá permitir que o casal resolva o problema em conjunto e evita más experiências (que podem gerar problemas sérios no casamento!).

 

Leia também

Simulador de cartão de crédito mais barato »

Vantagens de um crédito consolidado »

Maria Garcês
4 características de todos os créditos pessoais - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 12 days 5 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt