• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

3 princípios que farão toda a diferença na sua vida financeira

Existem diversos princípios do equilíbrio financeiro que poderão garantir o seu sucesso financeiro. Conheça 3 princípios básicos

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Não perca a actualidade da Diário Económico em Portugal!

Não perca a actualidade da Diário Económico em Portugal!

Conheça a Diário Económico e financeira nacional com notícias e artigos financeiros.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com
NewsLetter

3 princípios básicos do equilíbrio financeiro

3 princípios que farão toda a diferença na sua vida financeira
  • Restrição
  • Poupança
  • Prudência
Estudando um pouco as características das pessoas com maior sucesso financeiro, que não precisam de ser milionários, constatamos que existem três princípios que costumam ser seguidos por todos. Princípios de simples compreensão mas que poderão fazer toda a diferença no seu equilíbrio financeiro.

Princípio da Restrição


O princípio da restrição pode ser resumido numa frase que tem vindo a ser muito popular ao longo dos últimos anos — temos de viver de acordo com as nossas possibilidades. Pode não ser uma frase politicamente correta mas temos de facto de gastar menos do que recebemos para podermos ter o equilíbrio financeiro que desejamos. Caso contrário, iremos entrar numa situação de endividamento ou de redução da poupança, o que a prazo irá resultar numa situação difícil de gerir.

Princípio da Poupança


A postura e os hábitos de poupança foram sendo perdidos ao longo das últimas gerações. Passamos de um sociedade com muita poupança, onde os nossos pais ou avós estavam habituados a contar apenas consigo próprios, para uma sociedade onde não só há pouca poupança como há muito endividamento.

Acreditamos que muitas pessoas não conseguem poupar (ou dizem não conseguir) porque não consideram este hábito como uma prioridade. Na realidade, se não considerar a poupança como uma prioridade não irá poupar, pois antes de poupar terá sempre outras despesas a acontecer.

Princípio da Prudência


Na vida acontecem sempre imprevistos. Alguns imprevistos são mesmo impossíveis de prever. Outros, contudo, poderemos acautelar. Em qualquer dos casos, no seu orçamento, deverá deixar um espaço para contemplar os imprevistos. O mesmo será dizer acumular um fundo de emergência e identificar com clareza quais as despesas que poderá eliminar em caso de necessidade.

Vários autores em finanças pessoais falam da necessidade de poupar aproximadamente 6 meses de despesas numa conta de emergência e poupar, também, 10% do rendimento mensal (de modo a criar hábitos de poupança). Apesar do seu mérito, nunca se esqueça que o importante é começar a poupar hoje. Se não consegue 10% poupe 10€ ou 15€.

Comece a poupar o quanto antes e vá reforçando a sua poupança. Irá ver que é possível poupar, mas que para poupar terá de tomar opções. Quem disse que o equilíbrio financeiro era fácil?

Leia também


Maria Garcês
3 princípios básicos do equilíbrio financeiro - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 11 days 5 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt