• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Por dia são mais de 1,5 milhões de utilizadores burlados ou envolvidos em esquemas fraudulentos.

Estima-se que cerca de 550 milhões de pessoas perderão um total de 83,3 milhões de euros, este ano, vítimas de fraudes online. Um valor superior ao produto interno bruto (PIB) de Marrocos.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Simulação das melhores taxas para Crédito Pessoal!

Simulação das melhores taxas para Crédito Pessoal!

Em menos de 1 minuto, gratuito e sem compromisso.

12
96

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com e pelos nossos Parceiros
SIMULAR

18 vítimas de golpes online por segundo

Por dia são mais de 1,5 milhões de utilizadores burlados ou envolvidos em esquemas fraudulentos.
  • Segundo um estudo levado realizado pela Gfk e agora apresentado pela F-Secure, um em cada dez utilizadores da Internet, já foram vítimas de fraude online.

Não, não consegue ganhar assim tanto dinheiro a trabalhar a partir de casa. 

São centenas de esquemas desenhados para burlar. O mercado? O maior do mundo - a Internet. As vítimas somos todos, utilizadores da Internet, que de forma leve ou mais agressiva, vêm os seus dados apanhados nas redes de burlões. 

Quantas vezes se perguntou como é que recebe tantos emails com publicidade? O "spam" tornou-se mais ou menos aceite entre os utilizadores de correio electrónico e muitas vezes descurado. No entanto, rolam na rede centenas de outras abordagens, muitas até perigosas não só do ponto de vista da protecção de dados ou financeiro, mas também relatos de ameaças físicas, extorsão e inclusivamente mortes.


A Internet, que não é boa nem má por si só, é indiscutivelmente uma arma poderosa capaz de movimentar milhões de pessoas. Para o bem e para o mal.

 

Não, provavelmente não ganhou a lotaria. 

A Internet é mundo à parte. Atrás de um monitor, ainda que do outro lado do mundo, estão alguém à distância de um clique, mais perto que o vizinho da porta ao lado. Mas se é fácil nos deixarmos enganar pela aparência do nosso "simpático vizinho", quão fácil é deixarmo-nos enganar por quem só nos mostra o que realmente quer?

Vestidos de justiceiros em prol de uma causa nobre, ou de vítimas enclausuradas à espera da sua salvação, os burlões estão aí: armados com tecnologia e conhecimento de ponta, à espera que você se descuide.

 

E não, provavelmente não foi o milésimo visitante do site. Por isso não ganhou automóvel nenhum. 

Não caia na tentação de deixar os seus dados pelas promessas gloriosas de prémios de sonho que insistem em piscar um pouco por toda a Internet. Esteja atento, desconfie e acima de tudo, previna-se. Não pense que só acontece aos outros. Imagine que o criador da Internet, Timothy Berners-Lee, também foi apanhado no "lado negro da Web" quando comprou um presente de Natal numa loja online...que não existia.

 

 

 

 

Eles andam "à pesca das vítimas" - Phishing 

A verdade é que as burlas assumem-se nas mais variadas figuras. Um dos mais comuns é o Phishing - trocadilho com "fishing", ou “ir à pesca” em inglês. O Phishing é uma vigarice, em forma de email ou pop-up, para ludibriar pessoas no sentido de revelarem números de cartões de crédito, informação de contas bancárias, números de segurança social, passwords e outro tipo de informação confidencial ou sensível. Geralmente, revestem-se de um layout muito semelhante ao do seu Banco e fazem apelos urgentes para que aceda à sua conta através daqueles links. O resultado, claro está, são contas bancárias vazias. A Caixa e o Montepio Geral, por exemplo, já forma alvo de uma destas manobras e já colocaram os clientes de sobreaviso.

 

 

Cavalo de Tróia - Uma nova lenda para este Novo Milénio 

Um Cavalo de Troia, ou Trojan, é um programa malicioso que age como a lenda do cavalo de Troia, entrando no computador e abrindo uma porta para uma possível invasão. No fundo é um programa escondido noutro, que executa comandos dissimulados, e que geralmente dá acesso ao computador no qual é executado e assim permitindo a invasão dos mal intencionados. O resultado pode ser desastroso dependendo do grau da informação que guarda no seu pc. Fica a dica.


 

 

O Golpe nigeriano (com vídeo) - Fraude 419  

Nigeriano porque teve origem na Nigéria; 419 devido ao número do artigo do Código Penal da Nigéria que trata deste tipo de crime. Este é um esquema antigo, ainda muito popular e considerado o mais perigoso, inclusivamente com registos de vítimas mortais. O nome atribuído a este tipo de golpe é evidente: AFF - advance fee fraud - fraude da antecipação de pagamentos. 

BURLA, do castelhano burla, «idem», de origem obscura; engano fraudulento; embuste; trapaça.

A vítima em potencial recebe uma comunicação oriunda supostamente da Nigéria prometendo uma quantia altíssima para quem ajudar o remetente a tirar de seu país uma soma milionária em dinheiro, que está retida por causa de um problema de ordem legal ou política. Só que para receber esse valor...o destinatário tem que efectuar "pequenos pagamentos" para desbloquear a situação. Coisa pouca para quem (acha que) vai receber milhões de dólares depois. 

 

 

A lista de burlas não cabe nesta página 

Estes são três exemplos base da cartilha das burlas online. A lista é extensa  e a qualquer momento surgem novos pretextos para apanhar desprevenidos os utilizadores. Aquando da morte de Steve Jobs deu origem, por exemplo, a uma página de Facebook, gerida à rebelia da Apple, que em poucas horas conseguiu milhares de likes. Como é comum nos golpes via redes sociais, o link leva o utilizador a questionários online que ele deve preencher para concorrer um "prémio", neste caso, 1 Ipad. Os links incluiam programas maliciosos e páginas de phishing desenhadas para roubar dados pessoas e passwords de acesso das vítimas. Redobre a sua atenção. Não acontece só aos outros e muito menos não acontece só aos que não estão familiarizados com a Internet. Expert Users também são apanhados.

 

Sabe o que fazer em caso de burla? »

Pagamento adiantado? Não, obrigado! »

Maria Garcês
18 vítimas de golpes online por segundo - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 7 days 5 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Melhor resposta:

Anónimo

AnónimoResposta há 25 days 10 months 2 years

Este tipo de esquemas é infelizmente cada vez mais comum. É bom ter este tipo de informação, penso que as pessoas não estão suficientemente informadas destes perigos

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (1)

Anónimo

AnónimoResposta há 25 days 10 months 2 years

Este tipo de esquemas é infelizmente cada vez mais comum. É bom ter este tipo de informação, penso que as pessoas não estão suficientemente informadas destes perigos

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt