• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Saiba como se pode proteger.

Acontece a qualquer um, mas podemos diminuir as hipóteses dos hackers e spammers. Confira a lista com 10 dicas preciosas para não se deixar cair no conto do vigário virtual.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Simulação das melhores taxas para Crédito Pessoal!

Simulação das melhores taxas para Crédito Pessoal!

Em menos de 1 minuto, gratuito e sem compromisso.

12
96

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com e pelos nossos Parceiros
SIMULAR

O que fazer em caso de burla online?

Saiba como se pode proteger.
  • Esteja atento, previna-se, denuncie a fraude. Não deixe aumentar o número de vítimas.

Algumas já conhece, outras podem vir a ajudá-lo.

Conheça algumas das técnicas de defesa que podem ser utilizadas enquanto navega pela web. Os truques dos burlões são muitos, mas nós também temos os nossos segredos. Seja por email ou websites, veja os nossos conselhos para não cair no mundo da burla online.

 

  • Nunca responda a emails que solicitem informações pessoais - Desconfie sempre de qualquer email de uma empresa ou pessoa que solicite informações pessoais — ou que envie informações pessoais e solicite sua confirmação ou atualização. Não ligue para o número mostrado na mensagem. De forma semelhante, nunca ofereça espontaneamente nenhuma informação pessoal para alguém que faça uma chamada não solicitada para si.

 

  • Não clique em links que não confie - Se receber um email de um email de uma entidade importante, como o seu banco, visite o site oficial, digitando o endereço. Não copie e cole links de mensagens no navegador. Dica: Se tiver dúvidas quanto à origem do link, coloque o cursor em cima e espere dois segundos. Confirme se a imagem que lhe aparece corresponde ao remetente esperado (como o seu Banco por exemplo) ou se é enviado para outro qualquer destino. 

 

 

 

  • Use senhas fortes e altere-as frequentemente - Se a conta permitir, as senhas fortes combinam letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos e tente não usar palavras reais. Use uma senha diferente para cada conta e altere-as com frequência. 

 

  • Verifique se o site utiliza criptografia - O endereço na Web deve ser precedido de https://, em vez do habitual http://, na barra de endereços do navegador. Pode também verificar o ícone de cadeado (ver imagem) para confirmar o o certificado digital do site. O nome deverá corresponder ao site no qual você acha que está. Se suspeitar que é uma fraude, saia de imeadiato e comunique a situação (Ver abaixo o que fazer em caso de burla).

 

 

  • Certifique-se de que o seu browser e software estão atualizados - É importante usar um firewall, manter o computador actualizado e usar um software antivírus.

 

  • Evite realizar compras ou operações bancárias fora do seu pc - Não acesse à sua conta bancária a partir de computadores compartilhados ou públicos, ou utilizando uma rede WiFi pública;

 

O que fazer se for apanhado numa burla?

Caso suspeite ter sido vítima de fraude online, ou desconfie de alguma situação relacionada com a utilização dos seus dados pessoais, deve contactar de imediato o seu banco. Neste ou noutro tipo de fraudes deverá ainda dirigir-se:

·   Ao órgão de polícia criminal mais próximo

·   Ao Ministério Público

·   À Comissão Nacional de Proteção de Dados

·    À Direção-Geral do Consumidor


Pagamento adiantado? Não, obrigado! »

As 5 fraudes online mais populares: »


 

 

Maria Garcês
o que fazer em caso de burla online? - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 10 days 5 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt